Temer e Aécio agiam juntos para impedir avanço da Lava Jato, diz Janot. Abertura de inquérito contra Temer, Aécio e deputado Rocha Loures por corrupção passiva e obstrução à Justiça

O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que o presidente Michel Temer e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) agiram “em articulação” para impedir o avanço da Lava Jato.

O G1 procurou as assessorias de Temer e Aécio mas, até a última atualização desta reportagem, ainda não havia obtido resposta.

A afirmação consta da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin que determinou a abertura de inquérito para investigar Temer, Aécio e o deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) por corrupção passiva e obstrução à Justiça.

O inquérito está relacionado ao acordo de delação de executivos da JBS. A decisão foi divulgada nesta sexta (19).

DELAÇÃO DA JBS: VEJA OS VÍDEOS DOS DEPOIMENTOS

“Além disso, verifica-se que Aécio Neves, em articulação, dentre outros, com o presidente Michel Temer, tem buscado impedir que as investigações da Lava Jato avancem, seja por meio de medidas legislativas, seja por meio de controle de indicação de delegados de polícia que conduzirão os inquéritos”, afirma Janot.

“Desta forma, vislumbra-se também a possível prática do crime de obstrução à Justiça”, completa o procurador-geral da República.

No pedido para investigar Temer e Aécio, a procuradoria afirma que o senador teria “organizado uma forma de impedir que as investigações [da Lava Jato] avançassem por meio da indicação de delegados que conduziriam os inquéritos, direcionando as distribuições.”

 (Foto: Editoria de Arte/G1) (Foto: Editoria de Arte/G1)

Denúncias

Na quarta (17), o jornal “O Globo” divulgou que o dono do frigorífico JBS, Joesley Batista, havia gravado conversa com Temer em que o presidente dava aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Joesley e outros executivos da JBS fecharam acordo de delação premiada. O acordo foi homologado na quinta (18) pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

Também na quinta, Fachin liberou o audio da conversa entre Temer e Joesley Batista. O trecho do diálogo em entre Temer e Batista com a referência a Eduardo Cunha é o seguinte, conforme a gravação:

  • Joesley Batista: Agora… o negócio dos vazamentos. O telefone lá [inaudível] com o Geddel, volta e meia citava alguma coisa meio tangenciando a nós, e não sei o que. Eu estou lá me defendendo. Como é que eu… o que é que eu mais ou menos dei conta de fazer até agora. Eu tô de bem com o Eduardo, ok…
  • Temer: Tem que manter isso, viu… [Inaudível]
  • Joesley: Todo mês. Também. Eu estou segurando as pontas, estou indo. Esse processo, eu estou meio enrolado aqui no processo, assim [inaudível]…

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou, em pedido de investigação ao STF, que houve “anuência” do presidente Michel Temer ao pagamento de propina mensal para comprar o silêncio de Cunha por parte de Joesley Batista.

Ainda na quinta, em pronunciamento no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer negou que tenha atuado para calar Cunha. Em nenhum momento autorizei que pagasse a quem quer que seja para ficar calado. Não comprei o silêncio de ninguém”, afirmou o presidente.

Obstrução e suborno

Na conversa em que gravou o presidente Michel Temer, o dono do frigorífico JBS, Joesley Batista, relata uma sequência de crimes que vão de obstrução à Justiça, suborno de procuradores e compra de informações privilegiadas.

A gravação do empresário que fechou acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR) mostra até tentativa de ter influência em órgãos que regulam e fiscalizam as atividades do grupo empresarial (veja vídeo abaixo).

Ao longo do encontro, Temer ouviu tudo e não condenou os relatos de crimes do empresário em nenhum momento. Pelo contrário, em alguns trechos da conversa, o peemedebista chegou a repetir que tava “ótimo”. Além disso, o presidente da República não mandou investigar nada.

Sobre esse trecho da gravação, Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República divulgou uma nota afirmando que “o presidente Michel Temer não acreditou na veracidade das declarações. O empresário estava sendo objeto de inquérito e por isso parecia contar vantagem”. “O presidente não poderia crer que um juiz e um membro do Ministério Público estivessem sendo cooptados”, diz o texto.


:) Espalhe nas suas redes



:) Essa notícia


:) Facebook


:) Curtir o site









Vai explodir! Mais um general, Marco Antonio Felicio da Silva, manifesta posição favorável para intervenção militar


Presidente da Shell diz que quer o pré-sal e ainda debocha de brasileiros. Brasil já entregou parte do pré-sal a preços até 100 vezes menores que o valor de mercado


Vídeo de José Márcio Castro Alves DETONA o governo e fala TODAS as verdades que os Brasileiros gostariam de dizer


BOMBA! Com Janot fora da PGR, Cunha promete a delação do fim do mundo (palavras dele), vai entregar mais de 200 parlamentares de todos os partidos


Intervenção ganha força e apoios de outros militares após fala de general Mourão. Se a “baderna” não acabar, vamos acabar com ela….


Gilmar mendes fala sobre “prisão de Janot”: “vai passar o resto da vida na cadeia!”


Ventríloqua mirim de 12 anos vence ‘America’s Got Talent’ e ganha US$ 1 milhão. Na final, ela deu voz a dois bonecos para cantar ‘With a Little Help From My Friends’.


Nova lei trabalhista: troca de roupa e lanche serão descontados, vale o tempo efetivamente trabalhado, e não mais as horas dentro da empresa


SÓ FALTAVA ESSA: Comissão dos Direitos Humanos intima General Mourão para dar explicações ao Senado


‘A operação foi um sucesso. Todos os bandidos estão bem e já voltaram a roubar’. Veja o vídeo que está bombando…


ESSE VÍDEO É PRA MORRER DE RIR OU DE CHORAR: Nascido no Chile, Maia não abre a boca pois não sabe cantar o hino nacional do Brasil


Família de Marcelo Rezende apaga fotos, troca fechaduras e “expulsa” namorada do apresentador após revelação do testamento


Lula, o recordista de processos. Ele agora mudou de patamar. Coleciona novas peças acusatórias em ritmo quase semanal.


ISTO É ESPECIAL: Como o Brasil foi parar nas mãos dessa turma de delinquentes? Quem “matará” os facínoras?


Rio pede patrulhamento de militares em 103 locais; crise entre forças cresce. O governo criou o problema e não consegue vender a solução


Silvio Santos doa 1,5 milhões de reais para ajudar Lula na presidência em 2018, e disse que Lula vencerá! Será boato?


Revista Veja informa: Fim do mundo vai ocorrer no próximo sábado, planeta Nibiru está chegando. Leia e se informe….


Padilha e Moreira receberam R$ 13,3 milhões, diz PGR. MPF recuperou informações do sistema Drousys, o programa de propinas da Odebrecht


‘Cunha distribuía propina a Temer, com 110% de certeza’, diz Funaro. Segundo delator, Yunes lavava dinheiro para o presidente com imóveis


Jovem que matou ex a facadas no ato sexual é agredida por outra detenta em presídio de RO


MORO MOSTRA QUE NÃO ESTÁ DE BRINCADEIRA: Cabral é condenado a 45 anos de prisão; esposa pega 18 anos. LULA TREME DE MEDO!


TEMER VAI PARA O CALVÁRIO MAIS UMA VEZ: ministros votam para enviar denúncia contra Temer à Câmara


MULHER TRAI NAMORADO E POSTA AS FOTOS COM OUTRO EM MOTEL NO SEU PERFIL “EU TE AVISEI”; VEJAM AS FOTOS


Cão fiel passa a noite velando o corpo da companheira. A cadela havia sido morta após ser atropelada em uma rua da cidade


Caranguejo sai da panela e desliga fogão para salvar “companheiros”. ASSISTA O VÍDEO PARA NÃO FICAR NA DÚVIDA!


Recurso do WhatsApp é um alívio para celulares com pouca memória. Novidade deve facilitar a vida de quem tem smartphone de 16 GB (ou menos)


AO VIVO: STF julga futuro de denúncia contra Temer. Ministros decidem sobre suspensão ou revisão de denúncia contra Temer


FINALMENTE UMA BOA IDEIA DE Gleisi que está recebendo apoio incondicional da sociedade. Descubra como ela é inteligente!


Casa caiu para filhos de Lula, policia federal descobre RIQUEZA e eles ficam desesperados!


PINGA NÃO, CIGARRO: Cantor Sertanejo Rafael e seu papai acabam de ser presos durante operação contra falsificação de cigarros


Mais um general se pronuncia: “A esquerda derreteu o país e está em pânico. Tomem vergonha”


Delegado Francischini faz alerta: ‘O povo não vai aceitar punições ilegais ao General Mourão. O gigante vai voltar para a rua. Somos todos Mourão!’; veja vídeo


Janaína surpreende ao falar de general Mourão e quartéis ficam sob tensão


Por que a filha de Taís Araújo “decepcionou” a mãe preferindo bonecas a carrinhos?


Artigo em site do Exército diz que “é hora da reação”; comentários pedem intervenção militar


STF decide futuro de denúncia contra Temer; o que pode acontecer? Advinha!


Dirigentes do DEM deveriam criar vergonha na cara ao invés de mudarem o nome do partido


TERREMOTO NO MÉXICO: Vídeo mostra o momento em que um prédio residencial desmorona no México


Temer jantou com Trump para acabar de entregar o Brasil a preço de banana


Temer envergonha o Brasil ao discursar mentiras na 72ª Assembleia Geral da ONU


Gen. Villas Boas entrevistado por Pedro Bial sobre as falas do Gen. Mourão, assista o vídeo e tire suas conclusões


Justiça mantém salgada multa de Danilo Gentili à Band e vai pagar mais de 1 milhão de reais por romper contrato com a emissora em 2013

bt_leiamais1
Tudo sobre política, clique aqui

bt_leiamais1
6105 postagens