SAPIOSSEXUALIDADE: O desejo sexual pela inteligência e não pela aparência

Compartilhe agora:

Num mundo onde a maioria das pessoas parece procurar freneticamente um namorado perfeito ou uma namorada espetacularmente bonita, quem sente atração por alguém considerado fora do padrão estético atual muitas vezes se vê forçado a explicar por que gosta de determinada pessoa.

É possível que entre essas pessoas exista algumas que sejam mais atraídas por indivíduos inteligentes e não propriamente bonitos (de acordo com o quadro estético atual), a isso designamos de sapiossexual.

O que é?

A sapiossexualidade é, como já dissemos, uma atração carnal ou sexual por um indivíduo inteligente e perspicaz.  Quando iniciamos uma conversa, damos pistas à cerca da nossa personalidade, e por vezes tudo o que uma pessoa necessita para conquistar a outra é possuir um diálogo interessante, aberto e intelectual.

É, à medida em que a conversa evolui que o interesse cresce. Depois de algum tempo, quando se percebe as afinidades musicais, literárias e de filosofia de vida, por exemplo, a pessoa em questão passa a ser vista como incrivelmente bonita, quase irresistível, ao ponto de fazer com que os seus olhos brilhem, comece a sentir “borboletas” no estômago e o seu coração acelere.

Inteligência é atraente

A verdade é que todos nós gostamos de pessoas inteligentes, contudo apenas isso não é suficiente para que alguém se considere uma pessoa sapiossexual. Através de um artigo publicado no Alternet, Carrie Weisman explica: “Sapiossexuais não apenas relacionam inteligência com atração; eles relacionam inteligência com atração carnal”.

Weisman explica também que, embora o termo não esteja no mesmo nível de “heterossexual” ou “bissexual”, faz parte, sim, do espetro de orientação sexual.

É normal que o termo cause uma certa estranheza, afinal é um termo bem recente e foi criado em 1998, por Darren Stalder. Ainda assim, ficou conhecido apenas em 2008, quando passou a ser discutido mais amplamente. A popularidade da palavra pode ser atribuída a Kayar Silkenvoice, a escritora que passou a usar o termo em 2005, quando criou o domíniosapiosexual.com.

“Sapiossexual é uma palavra recentemente construída (neologismo) e que tem caído em uso comum, particularmente em redes sociais, em que as pessoas se estão a auto-identificar como sapiossexuais. É a concatenação da raíz latina sapio – de sapiens, que significa sabedoria ou inteligência – e da raíz latina sexualis, no que se refere a preferências sexuais”, explicou a escritora na época.

De acordo com a autora, que conversou com Weisman, uma das coisas mais interessantes a respeito do termo é o fato de que ele é usado como uma definição realmente pessoal, baseada na personalidade de cada indivíduo. Ela explica que o termo representa aqueles que vão além do estereótipo nerd ou geeky – são pessoas cujos instintos sexuais se afloram diante de alguém que consideram inteligente.

Para Silkenvoice, a popularização do termo é também um alívio para quem sempre teve dificuldades na altura de dizer por que sentia atração sexual por determinada pessoa. A autora explica também que a definição de inteligência varia de pessoa para pessoa, mas que, em geral, a pessoa sapiossexual não tem interesse apenas na inteligência académica de alguém, mas também na inteligência de vida do outro e em tudo aquilo que desperta paixão e energia.

A autora acredita que as relações sexuais são outro ponto positivo de quem é inteligente, pois, de acordo com ela, “pessoas inteligentes reconhecem que não precisam ser boas em tudo”. Nesse sentido, explica que, no sexo, são indivíduos que querem aprender sobre o corpo do parceiro e, consequentemente, o ato torna-se intenso, interessante e nada monótono.

Quanto à aparência da outra pessoa, Silkenvoice explica usando o exemplo de quem está acima do peso. Para ela, os sapiossexuais não veem essa característica como repulsiva, pois reconhecem que ela é só um atributo do outro indivíduo.

“Eu tenho um tipo, mas eu também saio com pessoas que não correspondem ao meu ‘tipo’, explica a autora, que complementa: “Eu sou uma dessas pessoas que tentam encontrar alguma coisa para amar em todo mundo que conheço. Então, quando você parte desse ponto, há muitas coisas para considerar atraentes nas pessoas”, finaliza.

Compartilhe agora:

Leia mais em: Coisa Linda, Comportamento


:) Espalhe essa notícia


:) Receba as novas notícias no Facebook


:) Curtir o site




Veja a nova lista de empregadores autuados por escravizar trabalhadores, as empresas que Temer concede perdão por nada em troca
Coluna: PoliticaMente



Assessor da PM relata conversa com major pai de aluno que abriu fogo em escola: ‘Está sem chão’
Coluna: Policial



Lula diz que doará bens, se Justiça provar que são seus. Porque não doa os nove milhões?
Coluna: PoliticaMente



Delegado da Polícia Federal Felipe Hayashi manda ‘recado’ bem ‘direto’ para a PGR Raquel Dodge. Se eu fosse a Senhora, escutava…
Coluna: PoliticaMente



Sergio Moro prende mais um na Lava Jato e dá aula no STF. Agora é a vez da Sansung se explicar ao Brasil sobre 2 navios-sondas da Petrobras
Coluna: PoliticaMente



Temer comenta caso em que trabalhadores não tinham salário e nem água: ’nada de mais’
Coluna: PoliticaMente



Temer usa escravidão para comprar votos de deputados financiados por empresas que a praticam
Coluna: PoliticaMente



CADA UM PIOR QUE O OUTRO: Investigador faz lista com 22 escândalos de corrupção de João Doria
Coluna: PoliticaMente



Gentili destrói Maria do Rosário e o PT, com absoluta clareza e coerência. Vale a pena ver o vídeo!
Coluna: PoliticaMente



URGENTE: Rodrigo Maia já tem arma “SUJA” para derrubar e enviar Michel Temer para a cadeia
Coluna: PoliticaMente



Ricardo Boechat pode ser preso a qualquer momento após desacatar ao vivo militar do Exército
Coluna: Comportamento



ESPERANÇA NA HUMANIDADE: Corrente de solidariedade salva baleia encalhada em Arraial do Cabo, no RJ. Grupo trabalhou por pelo menos 19 horas!
Coluna: Coisa Linda, Mundo Animal



ATENÇÃO: WHATSAPP AGORA MOSTRA ONDE VOCÊ ESTÁ, ADEUS PRIVACIDADE: Saiba como desativar a localização em tempo real!
Coluna: Tecnologia



A boa vida do operador. Norton Masera sempre ostentou uma rotina de luxos, cotidiano nababesco, no entanto, está com os dias contados
Coluna: PoliticaMente



‘Não julgue nosso filho e nossa família’, pede mãe de vítima de atirador. Bárbara Melo publicou texto nas redes sociais após o velório do filho, leia.
Coluna: Coisa Linda



Lula diz que será Presidente e fará referendo para revogar reformas do atual governo. Ele também acusou Temer de pretender ‘privatizar’ o Brasil
Coluna: PoliticaMente



SÉRGIO CABRAL VIRA UMA MOÇA DIANTE DE SÉRGIO MORO EM DEPOIMENTO À LAVA JATO
Coluna: PoliticaMente



VÍDEO: Mutirão é realizado para salvar baleia de sete metros e quatro toneladas, encalhada em Arraial do Cabo – RJ. Pelo menos 30 agentes participam
Coluna: Mundo Animal



O BRASIL VAI FICAR MUDO! Risco de ‘caladão’ em 2.051 cidades com crise da Oi, governo avalia falência que afetaria telefonia e internet
Coluna: PoliticaMente



Silêncio das feministas diante de declaração de Ciro de que “falta testosterona” à Marina é muito revelador
Coluna: PoliticaMente



Assassino do Goyases vai poder matar de novo em breve por causa da total impunidade aos menores
Coluna: Policial



Dodge está empenhada na missão de salvar Temer: CALAR A BOCA DE GEDDEL SEM ELE FAZER DELAÇÃO
Coluna: PoliticaMente



Inventário de Marisa Letícia serve apenas para mostrar mais uma fortuna “que não é do Lula”. Veja a lista dos bens de quem veio da pobreza
Coluna: PoliticaMente



A DÚVIDA CRUEL: Por que estamos tão divididos se estamos todos no mesmo barco e ele esta afundando? Será o destino?
Coluna: PoliticaMente



SEM VERGONHAS: Os ministros do TCU, o iate e a mansão de Joesley. Fim de semana regado de mordomias, pago pela JBF
Coluna: PoliticaMente



ESTUPRO VERDE: Temer dá desconto de até 60% em R$ 4,6 bilhões em multas ambientais e permite troca por prestação de serviços.
Coluna: PoliticaMente


6812 postagens