Lua de Júpiter vira aposta de cientistas na busca por vida extraterrestre no Sistema Solar

Compartilhe agora:

Europa abriga um imenso oceano que pode conter condições de abrigar organismos; Nasa tem dois projetos de exploração.

Depois de duas décadas de preparo e frustrações, cientistas estão prestes a enviar duas missões para Europa, uma das dezenas de luas de Júpiter que se transformou na maior chance de encontrar vida extraterrestre no Sistema Solar.

O satélite natural, um dos 67 já identificados ao redor do gigante gasoso, é menor que a Lua terrestre. À distância, parece um mundinho congelado e marcado por “riscos” que parecem ter sido feitos por uma criança.

De perto, porém, os rabiscos são longas rachaduras lineares no gelo que cobre a superfície de Europa e que se estendem por milhares de quilômetros. Muitas estão preenchidas por uma substância desconhecida, apelidada pelos cientistas de “gosma marrom”.

A imensa gravidade de Júpiter gera forças que repetidamente criam um efeito elástico na lua. Mas os estresses criados na superfície de Europa são melhores explicados pela crosta de gelo flutuando em um oceano.

“Sabemos que há água sob a superfície por causa de medições feitas por missões anteriores. E isso faz de Europa um dos mais excitantes potenciais locais para procurarmos por vida”, diz Andrew Coates, do Laboratório Mullard de Ciências Espaciais da University College London, nos arredores de Londres.

O oceano de Europa tem uma profundidade estimada entre 80 km e 170 km – isso significa que poderia ter um volume de líquido duas vezes maior que os dos oceanos da Terra.

A água é um pré-requisito vital para a existência de vida, mas o oceano de Europa pode ter outros, como uma fonte de energia química para micróbios.

E mais: o oceano pode “se comunicar” com a superfície por uma série de maneiras, incluindo blocos aquecidos de gelo furando a crosta de gelo. Assim, o estudo da superfície pode dar pistas do que está acontecendo na água – por isso a Nasa está preparando duas missões para explorar Europa.

Uma é a Clipper, com lançamento previsto para 2022 e que entrará na órbita da lua. A outra, ainda sem nome, é uma tentativa de pousar ali.

Robert Pappalardo, do Jet Propulsion Laboratory, da Nasa, é o principal cientista da primeira missão.

“Queremos investigar o potencial que Europa tem de abrigar vida. Por isso precisamos tentar entender o que se passa no oceano e na crosta gelada – da composição à geologia, bem como o nível de atividade.”

A Clipper carregará nove instrumentos, incluindo uma câmera que mapeará a maior parte da superfície. Espectômetros analisarão a composição da lua, enquanto um radar de alta potência fará um mapeamento tridimensional da camada gelada. Por fim, um magnetômetro analisará as características mais gerais do oceano.

Mas desde que a missão Galileu descobriu sinais da existência de água em Europa, nos anos 90, sabemos que a lua jupteriana não é um caso isolado.

“Uma das mais significativas descobertas da última década em exploração planetária é que, se você atirasse uma pedra nos planetas do Sistema Solar além de Marte, você acabará acertando um mundo com oceanos”, diz Curt Niebur, outro cientista da missão Clipper.

Imagens da superfície de Europa feitas pela missão Galileu mostram, em sentido horário a partir da superior esquerda: (1) crosta de gelo quebrada na região conhecida como Conamara; (2) placas da crosta que, acredita-se, quebraram e se arranjaram em posições diferentes; (3) faixas avermelhadas; e (4) uma cratera que pode ter o tamanho do Havaí (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)

Imagens da superfície de Europa feitas pela missão Galileu mostram, em sentido horário a partir da superior esquerda: (1) crosta de gelo quebrada na região conhecida como Conamara; (2) placas da crosta que, acredita-se, quebraram e se arranjaram em posições diferentes; (3) faixas avermelhadas; e (4) uma cratera que pode ter o tamanho do Havaí (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)

Em Enceladus, outra das luas de Saturno, por exemplo, há um oceano subterrâneo que provoca “erupções” por meio de fissuras no polo sul. O satélite natural, por sinal, poderá ser o destino de uma missão na próxima década.

Niebur, porém, acredita no maior potencial de Europa.

“Europa é muito maior que Enceladus e tem mais de tudo: atividade geológica, águia, espaço, calor e estabilidade em seu ambiente.”

Mas se há um fator que torna a lua um caso especial é sua vizinhança: a órbita de Europa a leva bem adentro do poderoso campo gravitacional de Júpiter, que captura e acelera partículas criando cinturões de radiação intensa.

Eles “fritam” os componentes eletrônicos de espaçonaves, o que limita a duração de missões espaciais. Mas a mesma radiação causa reações químicas na superfície de Europa, resultando em compostos oxidantes.

Na Terra, reações entre oxidantes e compostos redutores fornecem a energia necessária para a vida. Mas em Europa esses oxidantes só são úteis para possíveis micróbios se chegarem ao oceano.

Os cientistas acreditam que isso pode acontecer com o processo de convecção da crosta, e que reatores criados pela interação entre a água salgada e o fundo rochoso do oceano podem reagir com os oxidantes.

“Você precisa dos dois polos da pilha”, explica Robert Pappalardo.

A missão da Nasa para pousar em Europa usaria a tecnologia Sky Crane, a mesma que de forma bem-sucedida pôs na superfície de Marte o jipe-robô Curiosity, em 2012. A sonda teria um sistema autônomo de aterrissagem para detectar obstáculos em tempo real.

Sendo assim, a missão Clipper terá a função de também fazer reconhecimento para um local de pouso.

“É como se estivéssemos procurando um oásis, com água próxima à superfície. Talvez a água seja morna e tenha materiais orgânicos”, diz Pappalardo.

Pousando uma sonda em Europa, a Nasa poderá determinar se a vida existe ou já existiu na lua jupteriana (Foto: NASA/JPL-Caltech )

Pousando uma sonda em Europa, a Nasa poderá determinar se a vida existe ou já existiu na lua jupteriana (Foto: NASA/JPL-Caltech )

A sonda que pousaria em Europa seria ainda equipada com uma serra para coletar amostras de gelo mais profundas e menos atingidas pela radiação.

“Queremos buscar as amostras mais preservadas possíveis. Uma forma é cavar fundo, a outra é buscar algum local em que tenha havido algum tipo de erupção, em que material fresco está caindo na superfície”, diz Niebur.

O telescópio espacial Hubble já observou o que podem ser jatos d’água em Europa, assim como em Enceladus. Mas não faz sentido para uma sonda ir a locais de erupção depois de muito tempo – seria necessário visitar locais de eventos mais recentes.

Cientistas precisam, então, descobrir o que está controlando os gêiseres usando a missão Clipper.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/lua-de-jupiter-vira-aposta-de-cientistas-na-busca-por-vida-extraterrestre-no-sistema-solar.ghtml

Compartilhe agora:

Leia mais em: Tecnologia


:) Espalhe essa notícia


:) Receba as novas notícias no Facebook


:) Curtir o site




Maravilhosa chuva de meteoros será vista amanhã, por volta volta das 2h da manhã. Saiba onde olhar no céu!
Coluna: Coisa Linda, Sobrenatural



EXEMPLO PARA O BRASIL: Catalunha: Marcha reúne 450 mil por independência em retaliação a Rajoy. Enquanto isso o Brasil bebe cachaça!
Coluna: Pelo Mundo



EXEMPLO DE HUMANIDADE: Pai de estudante morto em atentado dentro de escola diz que sociedade tem que perdoar colega que atirou, em Goiânia
Coluna: Coisa Linda



Ana Maria descobre novo câncer e faz cirurgia. Médicos não se manifestam sobre seu estado de saúde
Coluna: Comportamento



ATENÇÃO: arquivo surge ‘do nada’ no PC e coloca privacidade de brasileiros em perigo. Arquivo hbpix.bin é um web beacon
Coluna: Tecnologia



O Facebook vai ser pago? Veja nova taxa da rede social.
Coluna: Tecnologia



REVIRAVOLTA: MP pede internação por 45 dias de adolescente que atirou em colegas em Goiânia. Vídeo mostra desespero de alunos de escola em Goiânia ao fugir de atirador
Coluna: Policial



Advogados de Lula, sem saída, afirmam que Marisa pagava aluguel com dinheiro vivo!
Coluna: PoliticaMente



Tramontina contrapõe-se a Omo, Dove e Avon e lança campanha publicitária tradicionalíssima (veja os vídeos)
Coluna: Coisa Linda, Videos



PF desvenda a linha direta entre Gilmar Mendes e Aécio Neves. Foram pelo menos 46 ligações entre fevereiro e maio de 2017
Coluna: PoliticaMente



Pablo Vittar tem conta do Youtube hackeada e foto de Bolsonaro sem camisa é colocada no perfil.
Coluna: Humor



MAIS DE 451.207 ASSINATURAS. BOLSONARO QUER O FIM DO IPVA – ASSINE A PETIÇÃO AGORA E COMPARTILHE
Coluna: Coisa Linda



Maria do Rosário e Jean Wyllys querem descriminalizar a pedofilia. “Pedófilo tem que ser tratado e não preso”
Coluna: PoliticaMente



Espanha decide dissolver governo, retirar autonomia e remover o presidente da Catalunha
Coluna: Pelo Mundo



[CRÔNICA] O erro do Brasil é sempre fazer o mesmo esperando resultados diferentes. Essa é a mesma definição de ‘loucura’ nos dicionários
Coluna: Comportamento



10 motivos para o Brasil voltar a ser uma monarquia. Entre os 10 países menos corruptos do mundo, 7 são monarquias
Coluna: Debate



Bebê na barriga é gente? Advogada ligada ao PSOL afirma que bebê na barriga da mãe não é uma pessoa e nem tem direito
Coluna: Debate



CONHEÇA 21 PROJETOS DE JAIR BOLSONARO QUE MERECEM SUA ATENÇÃO. Depois não diga que a “cigana” lhe enganou..
Coluna: PoliticaMente



Só perdemos para os Gregos: Brasileiros estão em 2º no ranking de insatisfeitos com própria política, aponta pesquisa.
Coluna: Comportamento



BOICOTE GERAL: Assista o vídeo da Avon com menino vestido de princesa e que tem mais de 85 mil não-curtidas
Coluna: Debate, PoliticaMente



Seis passos básicos contra o bullying: veja do que alunos, pais e escolas precisam para combater a prática
Coluna: Debate



Adolescente, filho de policiais, que matou em escola dois colegas sofria bullying.
Coluna: Comportamento



UM POUCO MAIS DE BRASIL: Ary Filho, apontado como operador financeiro do esquema de Cabral, deixa a cadeia no Rio
Coluna: Policial



A SABOTAGEM DE MAIA: bastidores de como o presidente da Câmara tramou a divulgação da delação de Funaro
Coluna: PoliticaMente



Ministros do TCU que investigavam a JBF passaram fim de semana com esposas na mansão de Joesley
Coluna: PoliticaMente



CARA DURA: Renan: ‘Nunca soube que Geddel era líder, achei que fosse outro’.
Coluna: PoliticaMente



O fim de um velho corrupto – Adeus Lula seu lugar é na Papuda, em cela comum e junto de assassinos
Coluna: PoliticaMente



“O STF abriu a porteira para a tirania do legislativo. Agora eles só vão cumprir o que quiserem. Os políticos se acham donos da democracia”
Coluna: PoliticaMente



Senado Aprova Projeto Que Permite Punir Moro E Outros Juízes Com Até 4 Anos De Prisão
Coluna: PoliticaMente



O que está ruim vai ficar pior ainda, o novo Presidente do STF será Dias Toffoli. Brasil mais fundo no poço….
Coluna: PoliticaMente



Felipão vai processar Governo Federal. Campanha de Temer compara o fracasso do técnico com o fracasso de Dilma
Coluna: Esportes



Tem dinheiro voando!! Existem R$ 2,5 Bilhões sem dono na Suíça e a PF quer saber de quem é. São seus?
Coluna: PoliticaMente



Pressionado pelo PSDB, Temer abre mão de R$ 1 trilhão em impostos de petroleiras do pré-sal
Coluna: PoliticaMente



QUADRILHÃO! Raquel Dodge elimina chances de delação de Geddel e salva Temer
Coluna: PoliticaMente



Bolsonaro promete Sérgio Moro para o Supremo Tribunal Federal (veja o vídeo)
Coluna: PoliticaMente



VIRALIZOU: Honestidade de menino emociona eletricista que foi cortar luz de casa por falta de pagamento
Coluna: Coisa Linda


6778 postagens