Cela de ‘luxo’ para ‘encontros íntimos’! Conheça o interior do presídio onde ocorreu o massacre com 56 mortes

O Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) ganhou as manchetes do mundo com o massacre de 56 presos no primeiro dia de 2017. A notícia reacendeu o debate sobre a estrutura e a superlotação do lugar, que já havia sido palco de outras rebeliões e fugas.

No ano passado, o G1 visitou a unidade prisional após a descoberta de um túnel de 15 metros de profundidade e pôde constatar a situação em que vivem os mais de 1.200 presos. O local é o mesmo onde “celas de luxo” eram usadas para “encontros íntimos”.

Na entrada de cada pavilhão, um scanner faz a revista dos visitantes, que passam por uma série de grades até chegar ao refeitório. Na lateral, é possível ver uma academia deteriorada, com equipamentos antigos ou improvisados.

No refeitório, um cartaz reúne colagens incentivando a leitura da Bíblia (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
No refeitório, um cartaz reúne colagens incentivando a leitura da Bíblia; registro foi feito em junho de 2016 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

A equipe do G1 também passou por celas com presos. Passagens bíblicas estão escritas em paredes de várias celas e também em um cartaz no refeitório.

Uma das celas visitadas não tinha nenhum detento e, segundo constatado pela reportagem, foi usada para a construção de um túnel de 15 metros de profundidade.

Durante a visita da reportagem ao Compaj, presos se reuniram na janela de uma das celas e gritaram aos jornalistas presentes, com pedidos de comida. Era visível a instalação de antenas improvisadas nas celas.

Ao todo, 1.224 presos cumpriam pena em regime fechado no local, que tinha apenas 454 vagas – o que representa um excedente de 170%.

Em uma das ocorrências de 2016, diversos discos de serra foram encontrados com presos. O material seria utilizado para a construção de túneis de fuga. No pátio, foram achadas duas escadas de madeira, feitas com pedaços inteiros de troncos de árvore.

Na ocasião, o secretário Pedro Florêncio, titular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), citou ainda falhas e reconheceu problemas na segurança e fiscalização dos presos.

“Quem trabalha na fiscalização diária é uma empresa terceirizada. Funcionários dessa empresa podem ter sido negligentes. É um absurdo. Eu não tenho como justificar. Funcionários abrem e fecham cela por cela todos os dias e não percebem a quantidade de terra. Não tem como isso”, afirmou.

Escada com pedaços inteiros de troncos de árvore foram encontrados no Compaj, em junho; secretário da Seap disse que 'não tinha como justificar' (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Escada com pedaços inteiros de troncos de árvore foram encontrados no Compaj, em junho de 2016; secretário da Seap disse que ‘não tinha como justificar’ (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Dizeres bíblicos ilustram paredes de diferentes celas (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Dizeres bíblicos ilustravam paredes de diferentes celas em 2016 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Celas de luxo e túneis
Um ano antes da visita do G1, uma revista no Compaj revelou a existência de “celas de luxo”, com piso cerâmico, eletrodomésticos, frigobar e estoque de alimento.

À época, o então titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Louismar Bonates, afirmou que as “celas de luxo” era usadas para encontros íntimos de presos da unidade. Entretanto, não foi explicado por que havia estoque de comida e churrasqueira no alojamento. As “celas de luxo” foram destruídas meses depois.

Eletrodomésticos, frigobar e estoque de alimentos foram encontrados em cela de presídio  (Foto: Divulgação/SSP-AM)
Eletrodomésticos, frigobar e estoque de alimentos foram encontrados em cela de presídio, em 2015 (Foto: Divulgação/SSP-AM)

Ao menos nove túneis foram encontrados na unidade em 2016, e seriam utilizados para fugas.

Cerca de dois meses antes do massacre, um túnel de 2,7 metros de profundidade foi achado dentro da cela 5, do pavilhão 1 do Complexo Penitenciário.

Também foram apreendidos celulares, cinco carregadores, chips telefônicos, uma porção de entorpecente e estoques.

Em junho, um túnel de mais de 15 metros foi encontrado dentro do banheiro da cela 8, do pavilhão 5 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Em junho de 2016, um túnel de mais de 15 metros foi encontrado dentro do banheiro da cela 8, do pavilhão 5 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Pavilhão tem academia com máquinas antigas e outras improvisadas (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
G1 registrou imagem de academia em pavilhão, em junho do ano passado, com máquinas antigas e outras improvisadas (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Corredor dá acesso para outros pavilhões (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Reportagem percorreu corredor que dá acesso para outros pavilhões em junho (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Dezenas de fugas ocorreram na unidade. Em um dos casos, registrado um mês antes do massacre, 14 presos escaparam do Compaj após um tiroteio.

De acordo com  o governo do Amazonas, o sistema carcerário do Estado possui 19 unidades prisionais, sendo 11 na capital e 8 no interior. Um novo Centro de Detenção Provisória na capital deverá ser concluído no primeiro semestre de 2017. O número de internos hoje no Estado é de 10.323, sendo pouco mais de 7 mil na capital e o restante no interior.

Foto divulgada pela SSP mostra cela com estoque de alimentos (Foto: SSP/Divulgação)
Foto divulgada pela SSP mostra cela com estoque de alimentos em 2015 (Foto: SSP/Divulgação)

Entenda o caso
O primeiro tumulto nas unidades prisionais do estado ocorreu no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). Um total de 72 presos fugiu da unidade prisional na manhã de domingo (1º).

Horas mais tarde, por volta de 14h, detentos do Compaj iniciaram uma rebelião violenta na unidade, que resultou na morte de 56 presos. O massacre foi liderado por internos da facção Família do Norte (FDN).

A rebelião no Compaj durou aproximadamente 17h e acabou na manhã desta segunda-feira (2). Após o fim do tumulto na unidade, o Ipat e o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) também registraram distúrbios.

No Instituto, internos fizeram um “batidão de grade”, enquanto no CDPM os internos alojados em um dos pavilhões tentaram fugir, mas foram impedidos pela Polícia Militar, que reforçou a segurança na unidade.

No fim da tarde, quatro presos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na Zona Leste de Manaus, foram mortos dentro do presídio. Segundo a SSP, não se tratou de uma rebelião, mas sim de uma ação direcionada a um grupo de presos.

Arte rebelião em Manaus (Foto: Arte/G1 AM)

:) Espalhe nas suas redes



:) Essa notícia


:) Facebook


:) Curtir o site









SÓ FALTAVA ESSA: Comissão dos Direitos Humanos intima General Mourão para dar explicações ao Senado


‘A operação foi um sucesso. Todos os bandidos estão bem e já voltaram a roubar’. Veja o vídeo que está bombando…


ESSE VÍDEO É PRA MORRER DE RIR OU DE CHORAR: Nascido no Chile, Maia não abre a boca pois não sabe cantar o hino nacional do Brasil


Família de Marcelo Rezende apaga fotos, troca fechaduras e “expulsa” namorada do apresentador após revelação do testamento


Lula, o recordista de processos. Ele agora mudou de patamar. Coleciona novas peças acusatórias em ritmo quase semanal.


ISTO É ESPECIAL: Como o Brasil foi parar nas mãos dessa turma de delinquentes? Quem “matará” os facínoras?


Rio pede patrulhamento de militares em 103 locais; crise entre forças cresce. O governo criou o problema e não consegue vender a solução


Silvio Santos doa 1,5 milhões de reais para ajudar Lula na presidência em 2018, e disse que Lula vencerá! Será boato?


Revista Veja informa: Fim do mundo vai ocorrer no próximo sábado, planeta Nibiru está chegando. Leia e se informe….


Padilha e Moreira receberam R$ 13,3 milhões, diz PGR. MPF recuperou informações do sistema Drousys, o programa de propinas da Odebrecht


‘Cunha distribuía propina a Temer, com 110% de certeza’, diz Funaro. Segundo delator, Yunes lavava dinheiro para o presidente com imóveis


Jovem que matou ex a facadas no ato sexual é agredida por outra detenta em presídio de RO


MORO MOSTRA QUE NÃO ESTÁ DE BRINCADEIRA: Cabral é condenado a 45 anos de prisão; esposa pega 18 anos. LULA TREME DE MEDO!


TEMER VAI PARA O CALVÁRIO MAIS UMA VEZ: ministros votam para enviar denúncia contra Temer à Câmara


MULHER TRAI NAMORADO E POSTA AS FOTOS COM OUTRO EM MOTEL NO SEU PERFIL “EU TE AVISEI”; VEJAM AS FOTOS


Cão fiel passa a noite velando o corpo da companheira. A cadela havia sido morta após ser atropelada em uma rua da cidade


Caranguejo sai da panela e desliga fogão para salvar “companheiros”. ASSISTA O VÍDEO PARA NÃO FICAR NA DÚVIDA!


Recurso do WhatsApp é um alívio para celulares com pouca memória. Novidade deve facilitar a vida de quem tem smartphone de 16 GB (ou menos)


AO VIVO: STF julga futuro de denúncia contra Temer. Ministros decidem sobre suspensão ou revisão de denúncia contra Temer


FINALMENTE UMA BOA IDEIA DE Gleisi que está recebendo apoio incondicional da sociedade. Descubra como ela é inteligente!


Casa caiu para filhos de Lula, policia federal descobre RIQUEZA e eles ficam desesperados!


PINGA NÃO, CIGARRO: Cantor Sertanejo Rafael e seu papai acabam de ser presos durante operação contra falsificação de cigarros


Mais um general se pronuncia: “A esquerda derreteu o país e está em pânico. Tomem vergonha”


Delegado Francischini faz alerta: ‘O povo não vai aceitar punições ilegais ao General Mourão. O gigante vai voltar para a rua. Somos todos Mourão!’; veja vídeo


Janaína surpreende ao falar de general Mourão e quartéis ficam sob tensão


Por que a filha de Taís Araújo “decepcionou” a mãe preferindo bonecas a carrinhos?


Artigo em site do Exército diz que “é hora da reação”; comentários pedem intervenção militar


STF decide futuro de denúncia contra Temer; o que pode acontecer? Advinha!


Dirigentes do DEM deveriam criar vergonha na cara ao invés de mudarem o nome do partido


TERREMOTO NO MÉXICO: Vídeo mostra o momento em que um prédio residencial desmorona no México


Temer jantou com Trump para acabar de entregar o Brasil a preço de banana


Temer envergonha o Brasil ao discursar mentiras na 72ª Assembleia Geral da ONU


Gen. Villas Boas entrevistado por Pedro Bial sobre as falas do Gen. Mourão, assista o vídeo e tire suas conclusões


Justiça mantém salgada multa de Danilo Gentili à Band e vai pagar mais de 1 milhão de reais por romper contrato com a emissora em 2013


A cara e inusitada lista de casamento de Marina Ruy Barbosa. Delirantes sonhos de consumo listados em sites de loja de artigos para casa


REVISTA VEJA: Lula lidera cenários para 2018 e Bolsonaro dispara em segundo. Ou ele será preso ou será o próximo presidente ladrão


Petição no AVAAZ por José L., solicitou que o Conselho Nacional de Justiça afaste do cargo de Juiz Federal o Dr. Sérgio Moro


A MANADA BRASILEIRA MERECE: Morando Nos EUA, Claudia Leitte Detona Brasileiros “ Povo Vagabundo”


MAIS UMA VEZ: Lula se torna réu em processo sobre propina de montadoras. MP 471 prorrogou validade de incentivos fiscais a montadoras de veículos.


Câmara rejeita mudar sistema eleitoral atual para o ‘distritão’


Jornal britânico publica imagem de Pelé utilizando cadeira de rodas


“Fiz muito mais pelo Brasil do que o Sergio Moro”, diz Pelé, que ficou irritado quando um repórter da Forbes, lhe fez uma pergunta durante entrevista:

bt_leiamais1
Tudo sobre política, clique aqui

bt_leiamais1
6097 postagens