Veja 20 profissões que estarão em alta em 2017, segundo especialistas. Empresas buscam profissionais que resolvam problemas e reduzam custos

Carregando…

O Ano de 2016 chegou ao fim com muitos profissionais ainda em busca de uma vaga de emprego. Com a crise econômica, as empresas continuam com os orçamentos restritos, buscando equilibrar as contas ao cortar despesas e limitar os gastos com o quadro de funcionários.

Com esse cenário desafiador, qual a perspectiva para os trabalhadores em 2017? Segundo especialistas ouvidos pelo G1, as empresas continuarão exigentes, buscando profissionais que consigam entregar mais resultados com menos recursos e tragam soluções para seus problemas.

As consultorias ManpowerGroup, Michael Page, Page Personnel e Robert Half também listaram as profissões que estarão em alta em 2017.

Entre os cargos com boas perspectivas para o ano que vem estão: cientista de dados, gerente de vendas, consultor comercial e desenvolvedor mobile.

“As oportunidades de emprego e a resposta do mercado de trabalho estão totalmente vinculados à reação econômica do país. Indiscutivelmente com a retomada econômica novas oportunidades de emprego devem surgir”, afirma Márcia Almströn, diretora de recursos humanos do ManpowerGroup Brasil.

Segundo Roberto Picino, diretor executivo da Michael Page, o mercado de trabalho deve melhorar de acordo com o cenário econômico brasileiro. “Em 2016, as empresas já enxugaram e fizeram os cortes em busca de uma rentabilidade. Portanto, para 2017 há chances de que elas voltem a contratar já que os ajustes foram feitos anteriormente”. Profissionais eficientes, que conseguem trabalhar com escassez de recursos e que tenham engajamento estão dentro do perfil procurado pelas companhias.

Veja as 20 profissões que estarão em alta em 2017, segundo especialistas:

1) Analista de compras
Perfil: Especializado em negociações com fornecedores, prospecção de novos e gestão de insumos diretos ou indiretos. Perfil com forte organização, além de forte influência e relacionamento com outros departamentos das empresas.
Por que estará em alta: A busca por novos fornecedores gera novas oportunidades que podem trazer redução de investimentos em itens de compras.

2) Analista contábil (com conhecimentos em inglês)
Perfil: Profissional tem como principais obrigações a análise, classificação de contas, fechamento de balanço da empresa, e report final para diretoria/ investidor.
Por que estará em alta: O papel de auxiliar em tomadas de decisões importantes desse profissional cresceu, mas somente 5% deles conseguem manter um diálogo compreensível em um segundo idioma. Isso faz com que esse profissional seja raro e muito procurado.

3) Analista de desenvolvimento organizacional
Perfil: Responsável por desenvolver as avaliações de desempenho, trilha de carreira e plano de sucessão, além de estudos relacionados a clima e cultura.
Por que estará em alta: Muitas empresas de pequeno porte, principalmente startups, que chegaram no Brasil precisarão fortalecer seus times e desenvolver projetos que mantenham seus talentos motivados na estrutura.

4) Analista de planejamento financeiro
Perfil: É necessário ter embasamento técnico nas áreas financeira e contábil atuar em parceria com outras áreas da empresa. Alta capacidade analítica e relacionamento interpessoal são importantes.
Por que estará em alta: É o responsável por dar uma visão financeira dos negócios da empresa. Seu trabalho é muito importante para que a empresa tenha bons resultados, especialmente em anos de crise.

5) Analista de planejamento tributário
Perfil: Responsável por analisar e estudar todos os impostos que devem ou não ser pagos, com o objetivo de reduzir a carga tributária devida pela empresa. Pela característica consultiva, o profissional pode trabalhar em uma consultoria tributária ou escritório de advocacia.
Por que estará em alta: Impostos são uma grande fatia dos custos das empresas, quanto menor o curso, maior a margem do lucro do negócio.

6) Cientista de dados
Perfil: Formação na área de exatas, dedicada a soluções complexas que envolvem analisar e entender tendências em dados.
Por que estará em alta: Empresas estão desenvolvendo suas áreas de inteligência de mercado CRM/ DBM, análise de dados estruturados e não estruturados. Isso mostra a chegada a consolidação da área digital e tecnologia atuando diretamente no negócio das empresas.

7) Consultor comercial
Perfil: Atua na área comercial de forma mais abrangente e generalista, buscando novas oportunidades e negócios para a empresa. Não há uma formação acadêmica específica.
Por que estará em alta: Abrem as portas para novos clientes, expandem o mercado e garantem continuidade dos negócios.

8) Desenvolvedor mobile
Perfil: Responsável pelo desenvolvimento de novos aplicativos para celulares (jogos, sites, aplicativos).
Por que estará em alta: É um mercado novo que possui muita demanda. Atualmente, grande parte dos profissionais que fazem esse trabalho migraram de áreas correlatas ou aprenderam no dia a dia. Isso faz com que mais de 2 anos de experiência ou cursos especializados na área sejam grandes diferenciais.

9) Diretor financeiro (CFO)
Perfil: Líder da área financeira da empresa, com experiência em renegociação de dívidas e amplo conhecimento sobre controladoria de negócios.
Por que estará em alta: Empresas em reestruturação estarão atrás desse profissional para organizar sua operação e ir atrás do que foi perdido durante a crise.

10) Especialista em supply chain
Perfil: Formação em engenharia, logística ou administração. Função engloba as áreas de compras, cadeia logística e o planejamento de produção e de demanda.
Por que estará em alta: Empresas buscam lucro e essas áreas conseguem reduzir custos (compras) e também melhorar o atendimento aos clientes (planejamento e logística). Assim, os profissionais que atuam nesse sentido estão entre os mais procurados no mercado de trabalho.

11) Especialista em UI (interface do usuário)
Perfil: Grande parte da formação nas áreas de design, arquitetura e comunicação, com amplo conhecimento de tecnologia como ferramenta gráfica.
Por que estará em alta: É responsável pelo design virtual e físico da experiência, na ambientação, cores e formatos que vão atrair e melhor representar a experiência do usuário no ambiente virtual e físico. Tudo isso para que o cliente tenha uma boa experiência virtual com a empresa.

12) Especialista em UX (experiência do usuário)
Perfil: Profissional pode ter formação em diferentes áreas, mas é importante ter experiência diversificada em pesquisa de mercado, comunicação, tecnologia, análise de dados, além de estar atento às tendências e novidades. Ele é responsável pelo design thinking, estudos de tendências da interface virtual e física do cliente junto a empresa no ambiente virtual.
Por que estará em alta: O mundo está se digitalizando e cada vez mais pessoas utilizam a internet para se comunicar com as empresas. Dessa forma, elas devem estar preparadas e ter um bom canal de diálogo com o seu cliente.

13) Executivo de desenvolvimento de negócios/ parcerias para área de meios de pagamento
Perfil: Formação em administração de empresas e economia com conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro (crédito/ bancos/ e-commerce), tecnologia e perfil do consumidor.
Por que estará em alta: Profissional se relaciona com outras empresas da mesma área par ampliar serviços e soluções. A parceria busca desenvolver campanhas para ampliar os negócios.

14) Gerente de acesso – indústria farmacêutica
Perfil: Geralmente com formação na área de saúde, mas também há profissionais com bagagem acadêmica em vendas e administração. Ele será responsável por desenvolver estratégia de acesso e penetração da empresa em mercados públicos e privados, estabelecendo forte interação com entidades regulatórias.
Por que estará em alta: Profissional ganha importância no estabelecimento de novos produtos no mercado, garantindo a correta introdução no mercado junto a clientes e órgãos regulatórios.

15) Gerente de educação continuada – serviços clínicos
Perfil: É responsável pelo desenvolvimento do plano de educação clínica e continuada em hospitais e laboratório. Com formação em enfermagem ou área correlata, geralmente possui foco em desenvolvimento de universidade corporativa.
Por que estará em alta: Com a profissionalização do mercado clínico do Brasil, as instituições estão buscando padronização e qualidade de atendimento em toda a sua base instalada.

16) Gerente de vendas
Perfil: Formação em administração, ciências contábeis, economia ou engenharia. É responsável pelas vendas e por aumentar o faturamento, garantindo lucratividade para a empresa.
Por que estará em alta: Com um mercado mais desafiador, a empresa busca garantir a continuidade dos seus negócios por meio da área de vendas.

17) Profissional de melhoria contínua
Perfil: Tem a função de mapear e otimizar os processos visando melhoria da qualidade e redução de custos na cadeia produtiva e nas áreas administrativas. Formação em engenharia, administração ou economia com perfil analítico e com facilidade para lidar com outros departamentos.
Por que estará em alta: É uma área relativamente nova e muito valorizada pois faz com que a empresa atue de forma mais eficiente.

18) Profissional de trade marketing
Perfil: É o responsável pelo estudo do produto nos pontos de vendas, pesquisas dos concorrentes, posicionamento da marca e de mercado e interface para distribuidores e vendedor final. Formação em propaganda, marketing, publicidade e jornalismo.
Por que estará em alta: As estratégias de trade marketing ajudam a alavancar as vendas. No atual momento, aumento das vendas e consolidação da marca são bem-vindos.

19) Profissional de vendas técnicas
Perfil: É responsável por potencializar as receitas das empresas e tem formação altamente especializada, normalmente em engenharia. Boa comunicação, habilidade para relacionamentos com outras áreas e flexibilidade são importantes.
Por que estará em alta: Empresas precisam de profissionais que entendam o produto e seu processo produtivo, ou o serviço que está sendo comercializado para entregar uma solução customizada para o cliente agregando valor.

20) Supervisor de planejamento e controle de produção
Perfil: Profissional é responsável por definir e coordenador todo processo produtivo. É necessário ter amplo conhecimento de processos produtivos e suas diferentes ferramentas de gestão, controle e melhorias.
Por que estará em alta: Empresas buscam melhorar a produção, com redução de custos. Com ajustes no processo produtivo, ela poderá produzir mais, de forma mais eficiente e com ganhos em todo processo.

 

 

:) Essa notícia


:) Espalhe nas suas redes


:) Amigos Online


:) Facebook


:) Curtir o site



‘É preciso ir além da Lava Jato’, diz Deltan Dallagnol que lança o livro ‘A luta contra a corrupção’, sobre combate à corrupção e à impunidade


Lula diz ter ‘certeza absoluta’ que Palocci não fará delação, porém, que se contar os podres pode ‘prejudicar muita gente’, inclusive eu


NÃO É PIADA: Luciano Huck quer ser presidente do Brasil e começa sua campanha atacando Bolsonaro. ISSO É O BRASIL


JESUS CRISTO VIROU “TRALHA” PARA LULA: Moro confisca 26 ‘tralhas’ do cofre de Lula e manda devolver à Presidência


Conheça as leis que a Odebrecht comprou com propina. A investigação sobre a venda de leis para a Odebrecht conduz a Lava Jato ao coração da corrupção no Congresso.


Os abusos do Projeto de Lei antiabuso. O projeto em discussão no Senado abre brechas que podem bloquear a Lava Jato.


OAB quer cassar mulher de Cabral. Em prisão domiciliar, ela pode perder licença de advogada. Nada mais do que devido


Revista Época: As reformas propostas por Temer prejudicam os pobres? Muitos críticos das propostas propostas acreditam que elas prejudicarão os brasileiros mais vulneráveis


João de Deus: o médium que orienta Lula deu entrevista e conta toda a verdade. O que ele diz choca até Sergio moro


Greve geral: o que você precisa saber sobre a tentativa de parar o país pela 1ª vez em 20 anos


MARQUETEIRA ENTREGOU: Mônica Moura, mulher do publicitário canalha, surpreendeu ministro ao dizer que Dilma sabia de caixa 2


A FILHA DO PRESIDENTE EM ENTREVISTA: Luciana Temer é a favor do aborto e das legalização das drogas


Lava Jato faz buscas em escritório de advogado ligado a Renan Calheiros e investiga pessoas que orbitam ao redor de políticos


SÓ NO BRASIL ISSO ACONTECE, OU CADEIA OU PRESIDÊNCIA. Datafolha, CNT/MDA, IBOPE e agora Vox Populi: Lula lidera todas as pesquisas para a eleição presidencial de 2018


Codependência: familiares de dependentes químicos se transformam em carrascos e causam piores efeitos do que as próprias drogas


Mulher com manchas nas costas sofria bullying violento, mas o mundo gira, ela vira modelo e faz sucesso na web. E


BANDIDO CONFESSO: Sérgio Cabral diz que pagou itens de luxo com dinheiro de caixa 2. Vestidos de R$ 57 mil para Adriana Anselmo com o dinheiro do povo. O Rio de Janeiro deveria ter pena de morte, começando com ele


PANCADA: A carta do Movimento Negro aos que “bateram palmas” para Jair Bolsonaro, que fez comentários depreciativos contra negros, indígenas, mulheres, gays e refugiados


Sergio Moro sofre derrota silenciosa no STF. Mais uma vez o poder da “máfia” entra em ação, arrebentando meses de trabalho de Moro e sua equipe


O vídeo que convoca a greve geral com a música “O dia que a Terra parou” explode na internet. Assista agora e compartilhe antes de seus amigos


Adolescente que colocou porquinho no micro-ondas por 5 segundos sofre ameaças e agora está ‘chorando muito e sem dormir’. O que ela esperava, medalha de bom compartamento?


O MISTÉRIO CONTINUA: Após um mês de sumiço do jovem do Acre, família já traduziu três livros dele. Pai desabafa, “Infelizmente, todo dia é mais um dia de angústia”


Sergio Moro Divulga Quase 4 Horas de Escutas Entre Lula, Dilma, Lindberg e Toda a Quadrilha. SE ELE NÃO DESISTE ENTÃO NÃO DESISTA TAMBÉM!


Imagens de superlotação em presídio filipino impressionam. A comida é pouca e inadequada – muitos emagrecem a níveis preocupantes. Nada diferente do Brasil…


VÍDEO: JOICE HASSELMANN DENUNCIA QUE LULA VAI SE FINGIR DE DOENTE PARA NÃO SER PRESO. Plano já está em andamento…


URGENTE – “A paz mundial está por um fio, interrompida mais uma vez pela ganância do homem.” LEIA TODA A MENSAGEM DE ADOLPH FRITZ


JUSTIÇA CEGA: Juiz inocenta médica acusada de matar pacientes em UTI de hospital em Curitiba


MOTIM DO “PAU MANDADO”: Leo Pinheiro não destruiu as provas como Lula ordenou. Agora milhares de documentos comprovam como funcionava a quadrilha da corrupção


PARABÉNS: Aaós Cerveró inocentar Lula, sua pena é aumentada de 12 para 27 anos de cadeia


OS DELÍRIOS DE LULA E SUA GANGUE: Advogado de Lula diz que já prevê condenação de Sergio Moro na ONU


De volta para Bangu, de onde nunca deveria ter saído: Desembargadores mandam Adriana Ancelmo de volta para a cadeia


João de Deus: ‘Maior Curador Do Mundo’ Revela Porque Sérgio Moro Deve Ser O Próximo Presidente, “O juiz Sérgio Moro está orientado por Deus”


Jovem Flagra Mulher Com Outro Na Cama, Tira Selfie E Posta. Com bom humor ele disse: “Bons homens merecem boas mulheres”. Recebeu contato de dezenas de mulheres ao redor do mundo


Desesperados Advogados De Lula Querem Que Citações Em Delações Não Sejam Encaminhadas A Sergio Moro


EM VÍDEO: “VOCÊ PODE FUMAR UM BASEADO ENTRE A HORA DE JANTAR E DORMIR” DIZ MINISTRO DO STF LUIZ ROBERTO BARROSO E VIRA HERÓI NA INTERNET


STF Investigou 500 Parlamentares Desde 1988, Mas Condenou Apenas 16. Na maioria dos casos os ministros nem chegaram a analisar a acusação


MINISTRO BARROSO: “O Nível De Indecência A Que Nós Chegamos É Absolutamente Insuportável”, mas diz que fumar um ‘BASEADO’ DEPOIS DA JANTA É NORMAL


VÍDEO: Magno Malta Envergonha Quem Propõe Lei De “Abuso De Autoridade”. Parabéns Senador, o senhor representa os Brasileiros de bem


bt_leiamais1 4286 postagens

CONTINUAR LENDO