Veja 20 profissões que estarão em alta em 2017, segundo especialistas. Empresas buscam profissionais que resolvam problemas e reduzam custos

O Ano de 2016 chegou ao fim com muitos profissionais ainda em busca de uma vaga de emprego. Com a crise econômica, as empresas continuam com os orçamentos restritos, buscando equilibrar as contas ao cortar despesas e limitar os gastos com o quadro de funcionários.

Com esse cenário desafiador, qual a perspectiva para os trabalhadores em 2017? Segundo especialistas ouvidos pelo G1, as empresas continuarão exigentes, buscando profissionais que consigam entregar mais resultados com menos recursos e tragam soluções para seus problemas.

As consultorias ManpowerGroup, Michael Page, Page Personnel e Robert Half também listaram as profissões que estarão em alta em 2017.

Entre os cargos com boas perspectivas para o ano que vem estão: cientista de dados, gerente de vendas, consultor comercial e desenvolvedor mobile.

“As oportunidades de emprego e a resposta do mercado de trabalho estão totalmente vinculados à reação econômica do país. Indiscutivelmente com a retomada econômica novas oportunidades de emprego devem surgir”, afirma Márcia Almströn, diretora de recursos humanos do ManpowerGroup Brasil.

Segundo Roberto Picino, diretor executivo da Michael Page, o mercado de trabalho deve melhorar de acordo com o cenário econômico brasileiro. “Em 2016, as empresas já enxugaram e fizeram os cortes em busca de uma rentabilidade. Portanto, para 2017 há chances de que elas voltem a contratar já que os ajustes foram feitos anteriormente”. Profissionais eficientes, que conseguem trabalhar com escassez de recursos e que tenham engajamento estão dentro do perfil procurado pelas companhias.

Veja as 20 profissões que estarão em alta em 2017, segundo especialistas:

1) Analista de compras
Perfil: Especializado em negociações com fornecedores, prospecção de novos e gestão de insumos diretos ou indiretos. Perfil com forte organização, além de forte influência e relacionamento com outros departamentos das empresas.
Por que estará em alta: A busca por novos fornecedores gera novas oportunidades que podem trazer redução de investimentos em itens de compras.

2) Analista contábil (com conhecimentos em inglês)
Perfil: Profissional tem como principais obrigações a análise, classificação de contas, fechamento de balanço da empresa, e report final para diretoria/ investidor.
Por que estará em alta: O papel de auxiliar em tomadas de decisões importantes desse profissional cresceu, mas somente 5% deles conseguem manter um diálogo compreensível em um segundo idioma. Isso faz com que esse profissional seja raro e muito procurado.

3) Analista de desenvolvimento organizacional
Perfil: Responsável por desenvolver as avaliações de desempenho, trilha de carreira e plano de sucessão, além de estudos relacionados a clima e cultura.
Por que estará em alta: Muitas empresas de pequeno porte, principalmente startups, que chegaram no Brasil precisarão fortalecer seus times e desenvolver projetos que mantenham seus talentos motivados na estrutura.

4) Analista de planejamento financeiro
Perfil: É necessário ter embasamento técnico nas áreas financeira e contábil atuar em parceria com outras áreas da empresa. Alta capacidade analítica e relacionamento interpessoal são importantes.
Por que estará em alta: É o responsável por dar uma visão financeira dos negócios da empresa. Seu trabalho é muito importante para que a empresa tenha bons resultados, especialmente em anos de crise.

5) Analista de planejamento tributário
Perfil: Responsável por analisar e estudar todos os impostos que devem ou não ser pagos, com o objetivo de reduzir a carga tributária devida pela empresa. Pela característica consultiva, o profissional pode trabalhar em uma consultoria tributária ou escritório de advocacia.
Por que estará em alta: Impostos são uma grande fatia dos custos das empresas, quanto menor o curso, maior a margem do lucro do negócio.

6) Cientista de dados
Perfil: Formação na área de exatas, dedicada a soluções complexas que envolvem analisar e entender tendências em dados.
Por que estará em alta: Empresas estão desenvolvendo suas áreas de inteligência de mercado CRM/ DBM, análise de dados estruturados e não estruturados. Isso mostra a chegada a consolidação da área digital e tecnologia atuando diretamente no negócio das empresas.

7) Consultor comercial
Perfil: Atua na área comercial de forma mais abrangente e generalista, buscando novas oportunidades e negócios para a empresa. Não há uma formação acadêmica específica.
Por que estará em alta: Abrem as portas para novos clientes, expandem o mercado e garantem continuidade dos negócios.

8) Desenvolvedor mobile
Perfil: Responsável pelo desenvolvimento de novos aplicativos para celulares (jogos, sites, aplicativos).
Por que estará em alta: É um mercado novo que possui muita demanda. Atualmente, grande parte dos profissionais que fazem esse trabalho migraram de áreas correlatas ou aprenderam no dia a dia. Isso faz com que mais de 2 anos de experiência ou cursos especializados na área sejam grandes diferenciais.

9) Diretor financeiro (CFO)
Perfil: Líder da área financeira da empresa, com experiência em renegociação de dívidas e amplo conhecimento sobre controladoria de negócios.
Por que estará em alta: Empresas em reestruturação estarão atrás desse profissional para organizar sua operação e ir atrás do que foi perdido durante a crise.

10) Especialista em supply chain
Perfil: Formação em engenharia, logística ou administração. Função engloba as áreas de compras, cadeia logística e o planejamento de produção e de demanda.
Por que estará em alta: Empresas buscam lucro e essas áreas conseguem reduzir custos (compras) e também melhorar o atendimento aos clientes (planejamento e logística). Assim, os profissionais que atuam nesse sentido estão entre os mais procurados no mercado de trabalho.

11) Especialista em UI (interface do usuário)
Perfil: Grande parte da formação nas áreas de design, arquitetura e comunicação, com amplo conhecimento de tecnologia como ferramenta gráfica.
Por que estará em alta: É responsável pelo design virtual e físico da experiência, na ambientação, cores e formatos que vão atrair e melhor representar a experiência do usuário no ambiente virtual e físico. Tudo isso para que o cliente tenha uma boa experiência virtual com a empresa.

12) Especialista em UX (experiência do usuário)
Perfil: Profissional pode ter formação em diferentes áreas, mas é importante ter experiência diversificada em pesquisa de mercado, comunicação, tecnologia, análise de dados, além de estar atento às tendências e novidades. Ele é responsável pelo design thinking, estudos de tendências da interface virtual e física do cliente junto a empresa no ambiente virtual.
Por que estará em alta: O mundo está se digitalizando e cada vez mais pessoas utilizam a internet para se comunicar com as empresas. Dessa forma, elas devem estar preparadas e ter um bom canal de diálogo com o seu cliente.

13) Executivo de desenvolvimento de negócios/ parcerias para área de meios de pagamento
Perfil: Formação em administração de empresas e economia com conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro (crédito/ bancos/ e-commerce), tecnologia e perfil do consumidor.
Por que estará em alta: Profissional se relaciona com outras empresas da mesma área par ampliar serviços e soluções. A parceria busca desenvolver campanhas para ampliar os negócios.

14) Gerente de acesso – indústria farmacêutica
Perfil: Geralmente com formação na área de saúde, mas também há profissionais com bagagem acadêmica em vendas e administração. Ele será responsável por desenvolver estratégia de acesso e penetração da empresa em mercados públicos e privados, estabelecendo forte interação com entidades regulatórias.
Por que estará em alta: Profissional ganha importância no estabelecimento de novos produtos no mercado, garantindo a correta introdução no mercado junto a clientes e órgãos regulatórios.

15) Gerente de educação continuada – serviços clínicos
Perfil: É responsável pelo desenvolvimento do plano de educação clínica e continuada em hospitais e laboratório. Com formação em enfermagem ou área correlata, geralmente possui foco em desenvolvimento de universidade corporativa.
Por que estará em alta: Com a profissionalização do mercado clínico do Brasil, as instituições estão buscando padronização e qualidade de atendimento em toda a sua base instalada.

16) Gerente de vendas
Perfil: Formação em administração, ciências contábeis, economia ou engenharia. É responsável pelas vendas e por aumentar o faturamento, garantindo lucratividade para a empresa.
Por que estará em alta: Com um mercado mais desafiador, a empresa busca garantir a continuidade dos seus negócios por meio da área de vendas.

17) Profissional de melhoria contínua
Perfil: Tem a função de mapear e otimizar os processos visando melhoria da qualidade e redução de custos na cadeia produtiva e nas áreas administrativas. Formação em engenharia, administração ou economia com perfil analítico e com facilidade para lidar com outros departamentos.
Por que estará em alta: É uma área relativamente nova e muito valorizada pois faz com que a empresa atue de forma mais eficiente.

18) Profissional de trade marketing
Perfil: É o responsável pelo estudo do produto nos pontos de vendas, pesquisas dos concorrentes, posicionamento da marca e de mercado e interface para distribuidores e vendedor final. Formação em propaganda, marketing, publicidade e jornalismo.
Por que estará em alta: As estratégias de trade marketing ajudam a alavancar as vendas. No atual momento, aumento das vendas e consolidação da marca são bem-vindos.

19) Profissional de vendas técnicas
Perfil: É responsável por potencializar as receitas das empresas e tem formação altamente especializada, normalmente em engenharia. Boa comunicação, habilidade para relacionamentos com outras áreas e flexibilidade são importantes.
Por que estará em alta: Empresas precisam de profissionais que entendam o produto e seu processo produtivo, ou o serviço que está sendo comercializado para entregar uma solução customizada para o cliente agregando valor.

20) Supervisor de planejamento e controle de produção
Perfil: Profissional é responsável por definir e coordenador todo processo produtivo. É necessário ter amplo conhecimento de processos produtivos e suas diferentes ferramentas de gestão, controle e melhorias.
Por que estará em alta: Empresas buscam melhorar a produção, com redução de custos. Com ajustes no processo produtivo, ela poderá produzir mais, de forma mais eficiente e com ganhos em todo processo.

 

 

:) Espalhe nas suas redes



:) Essa notícia


:) Facebook


:) Curtir o site







BOLA 7 DA CAÇAPA DO CANTO: Fachin decide enviar diretamente à Câmara denúncia contra Temer


Renan deixa liderança do PMDB, ataca Temer e nega ser ‘marionete’


DOZE SINAIS DE QUE OS SEUS ANJOS ESTÃO COM VOCÊ


Quase metade da população tem vergonha de ser brasileira, segundo Datafolha


Silvio Santos de volta à política? Apresentador manda recado para Bolsonaro


A verdade sobre doença de Vera Fischer é revelada e o que ela tem é bem pior. A grande mídia continua enganando a população…


É HUMORISTA? Maia diz que cada deputado votará com a sua consciência. Aliados pressionam por escolha de relator alinhado a Temer.


Vera Fischer é internada no CTI da Clínica São Vicente, no Rio


A denúncia que pode derrubar Temer. Entenda o rito, que tem semelhanças com processo de impeachment.


EXCLUSIVO: FHC diz que assume a Presidência por um ano. Michel Temer não se sustenta no Planalto


DELAÇÃO BOMBA: Lulinha embolsou R$ 317 milhões. Veja o caminho da mina


Em nota oficial, PT prega ‘luta aberta na rua’ em caso de condenação de Lula


Avião que transportava 650 quilos de cocaína decolou de fazenda do ministro da Agricultura, diz piloto


O Grupo Folha não desiste, insiste e quer Lula presidente


Se um Palocci vale 12 anos de prisão, quanto vale um Lula? Responda e compartilhe!


Temer convoca marqueteiro para montar ‘operação contra Janot’


Polícia Federal faz varredura no palácio do Supremo Tribunal Federal


Fachin retira de Moro mais uma apuração sobre Lula baseada na Odebrecht


Enquanto o Brasil pega fogo, o povo só quer saber de confusão no palco de sertanejas, por isso os políticos roubam sem parar..


Marcela Temer, debilitada e inconsolável, sai de cena


Marisa Letícia, a milionária, daí o segredo de Justiça em seu inventário


O homem que colocou Joesley Batista no mundo do crime


A primorosa sentença de Antonio Palocci


Na véspera da sentença de Lula, central de calúnias faz capa fake de ‘Veja’ com ofensas a Moro


Em ritmo de manicômio, Gleisi diz que eleição sem Lula “será uma fraude”


Moro critica Fachin por “pulverizar” ações da Lava-Jato


Vídeo: Câmeras de segurança mostram que motorista foi agredido ANTES de atropelar skatistas


Palocci tentou chantagear Moro para se safar e se enrolou de vez


Lula faz piada contra Sergio Moro e mostra que perdeu todos os limites


Palocci é condenado a 12 anos de prisão na Lava Jato. Lula é citado 68 vezes na sentença que condenou Palocci


O brasil merece esse lixo de alto nível: FÃ INVADE PALCO, DERRUBA SIMARIA E LEVA SOCO DE SIMONE EM SHOW NA BAHIA; VÍDEO


Jacquin: “Nunca mais assino uma carteira de trabalho”. Ele critica a legislação trabalhista brasileira e diz que quem inventou os cozinheiros foi o diabo


Com o demônio não se brinca! Grupo católico Os Arautos do Evangelho está na mira do Vaticano por práticas indevidas de exorcismo


Funkeira, ex-mulher de contraventor, sofre tentativa de homicídio após festa de música eletrônica na Barra


‘Não fiz uso de nenhuma droga ilícita’, diz Fábio Assunção após ser detido pela polícia


BÊBADO QUE NEM PORCA ESTÁ PRESO: Ator Fábio Assunção briga em festa de São João, vai ao hospital e na saída briga novamente


‘Se fosse filho de rico seria tortura’, diz mãe de adolescente tatuado na testa sobre denúncia do MP


O jogo político de Janot navega entre o perigo que separava a boa e necessária liturgia jurídica de seus interesses pessoais e políticos

bt_leiamais1
Tudo sobre política, clique aqui
bt_leiamais1
5120 postagens







Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


*