A Maior Lua do Século? Saiba tudo sobre a Super Lua de 14 de novembro de 2016 – ASSISTA AO VIVO AQUI!

::)

A Lua Cheia do dia 14 de novembro de 2016 será extraordinária, não apenas por se tratar de uma Super Lua, mas sim por ser a maior e mais brilhante Super Lua em cem anos!

A Super Lua que acontece no mês de novembro será a maior e mais brilhante Lua Cheia em cem anos. A última vez que a Lua se aproximou tanto da Terra foi em 26 de janeiro de 1948, ou seja, a maioria da população mundial NUNCA viu uma Lua tão grande quanto essa que surgirá no céu em 14 de novembro… e a próxima vez que a Lua irá se aproximar tanto da Terra será apenas em 25 de novembro de 2034. Só com isso já dá pra entender como a Lua Cheia de novembro será especial e rara!

Vale notar que seu título de “Maior Lua do século” já está causando polêmica, afinal, tecnicamente essa é a maior Lua em cem anos, já que a maior Lua de todo o século 21 acontecerá de fato em 6 de dezembro de 2052. Mais correto, portanto, seria dizer que essa é a “Maior Lua do século até agora”.

Por que acontece uma Super Lua?

Para entender isso, devemos lembrar que a Lua completa uma volta ao redor da Terra em de cerca de 27 dias. É durante esse trajeto que acontecem as fases da Lua (por conta da luz solar), como mostra a animação abaixo:

Por que acontece uma super lua
Animação mostra como ocorrem as fases da Lua conforme ela orbita nosso planeta.
As legendas estão em inglês: na parte superior direita, veja a percentagem da iluminação da Lua; na parte
inferior direita, sua fase; na parte inferior esquerda, sua elongação (posição em graus).
Créditos: divulgação

Mas enquanto a Lua completa suas voltas ao redor do nosso planeta, sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu) e seu ponto mais distante (apogeu).

O perigeu e o apogeu da Lua acontecem em qualquer época, independente da fase da Lua, porém, quando o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) acontece no mesmo dia da Lua Cheia, temos então o fenômeno chamado Super Lua.

diferença de tamanho da Super Lua pra uma Lua Cheia comum
Diferença de tamanho entre uma Super Lua (Lua Cheia no perigeu) e uma Mini Lua (Lua Cheia no apogeu).
Créditos: Ken Lord

O que vai determinar o quão grande será uma Super Lua é a diferença de horário entre o momento exato de sua fase Cheia e o momento exato de sua maior proximidade com a Terra. Quanto menor for essa diferença, maior (e mais brilhante) será a Super Lua.

Além do mais, a Super Lua de Novembro de 2016 terá um perigeu mais próximo do que o comum, e isso é o que a torna a maior Lua Cheia em mais de 68 anos!

ANO DATA DISTÂNCIA
2011 19 de março 356,575 km
2012 6 de maio 356,955 km
2013 23 de junho 356,991 km
2014 10 de agosto 356,896 km
2015 28 de setembro 356,877 km
2016 14 de novembro 356,509 km

14 de novembro – Uma Lua para recordar

A Lua estrá em sua fase Cheia precisamente às 13:52 UTC (antes do meio-dia pelo horário de Brasília) do dia 14 de novembro, portanto, na madrugada do dia 13 de novembro ela já se apresenta como uma Lua Cheia. A imagem abaixo mostra exatamente como o nosso planeta estará iluminado no momento exato da Lua Cheia.

momento exato da super lua
Imagem mostra como a Terra estará iluminada pelo Sol (dia e noite) no momento exato da Lua Cheia, no dia
14 de novembro de 2016 às 13:52 UTC.
Créditos: divulgação

A Lua atingirá o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) com apenas 1 hora de diferença do momento exato da Lua Cheia. Observadores atentos poderão notar uma diferença de tamanho e de brilho no nosso satélite natural. Se você tirar uma foto da Lua, por exemplo, usando o mesmo zoom, etc.. e compará-la com uma foto de outra Lua Cheia qualquer, a diferença será clara.

O termo usado pelos astrônomos para descrever esse fenômeno é “Lua Cheia no Perigeu”, mas desde 2011, quando a Super Lua do ano aconteceu em 19 de março, surgiu na internet o termo “Super Lua”, que ficou conhecido mundialmente, e passou a ser usado até mesmo entre os profissionais da área.

Transmissão ao vivo – Super Lua de 14 de novembro de 2016

Caso o tempo não ajude e o céu fique encoberto, você ainda terá a oportunidade de contemplar esse belíssimo fenômeno em nossa transmissão ao vivo aqui em nosso site! Fique de olho em nossas atualizações e nas redes sociais! Curta também nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo:

Para assistir a nossa transmissão ao vivo da Super Lua já no dia 13 de novembro, clique aqui.

Sim, a maré vai subir…

Como muitos sabem, a Lua exerce uma força gravitacional muito grande em nosso planeta, e com isso, ela controla grande parte da maré dos nossos oceanos. Quando a Lua está em sua fase nova, ou cheia, a maré dos oceanos fica mais agressiva, e seus níveis variam abruptamente. E claro, com uma Super Lua, isso se intensifica…

Maré alta - Super Lua - novembro de 2016
Praia de Kalamitsi, Ilha Lefkada, Grécia. Créditos: Ggia / Wikimedia Commons
Uma Super Lua acentua ainda mais a maré dos nossos oceanos, e a Super Lua de 14 de novembro representa uma mudança ainda maior. Se você estiver próximo do litoral nessa data, fique atento, pois as ondas devem ganhar uma altura extra, e podem até representar um risco para banhistas desavisados.Por outro lado, isso não significa que haverá inundações, a não ser que outro fenômeno natural, como tempestades ou furacões, aconteça ao mesmo tempo. Aliás, a mudança na maré pode continuar por alguns dias após a Super Lua.

Uma oportunidade única!

Não é todo dia que acontece uma Super Lua, muito menos uma Super Lua tão especial como essa que teremos no dia 14 de novembro de 2016. No fim de 2016 ocorrem 3 Super Lua seguidas, nos mês de outubro, novembro e dezembro, mas é no dia 14 de novembro, a segunda da sequência, a mais especial não só do ano, mas do século, até agora.

Faz quase 70 anos que a Lua chegou tão próximo assim da Terra, e levará quase 20 anos pra isso acontecer de novo. Marque em seu calendário e avise seus amigos e familiares, e claro: cruze os dedos para o céu ajudar!

:) Essa notícia


:) Espalhe nas suas redes


:) Amigos Online


:) Facebook


:) Curtir o site


"O Brasil corre risco, os espíritos de luz estão com dificuldades para nos ajudar." Clique aqui e leia a mensagem completa.



E ainda querem prender o Lula? Brasileiro é um povo idiota: Ministro do GSI diz que Planalto não tem câmeras de segurança desde 2009


Jovem transmite própria morte ao vivo no Facebook logo após denunciar abuso sexual. Subiu em árvore e se enforcou, ao vivo ….


ASSISTA O VÍDEO DE UMA VERGONHA ETERNA: Em arena na Espanha, touro golpeia anã, cai sobre ela e tenta cruzar.


PROFECIA REALIZADA: Neva dois dias seguidos em praia, conforme previu profecia apocalíptica de Nostradramus italiano


O BRASIL É UMA PIADA SEM GRAÇA: Cármen pede esforço de TJs para examinar processos de detentos


Presidente do PT diz que Lula é aspiração nacional para 2018: O BRASIL PEDE SOCORRO!


Motorista de Uber vira refém e transmite assalto ao vivo nos EUA


Dois presos engolem pelo menos sete celulares no interior de SP. Foram identificados por raio-x fones de ouvido, carregadores de telefone e maconha; um deles expeliu três microcelulares


Os números colossais da Operação Lava-Jato: 1 bilhão de documentos apreendidos, 6,4 bilhões de reais em propina descoberta e outros dados da maior investigação de corrupção da história brasileira


Em 10 anos, só 16.534 vagas em prisões foram criadas com verba federal. Se mantiver o ritmo atual, o Brasil precisará de 151 anos para acabar com o atual déficit de 250.000 lugares no sistema penitenciário


APOSENTADOS: Pela 1ª vez em 20 anos, aumento deverá ser superior ao do salário mínimo, que aumentou 6,48%.


SEM VERGONHA: Camisa ensanguentada de Valdemiro é usada para ‘curar’ fiéis. A “roupa sagrada” foi guardada “pela importância do que aconteceu”….


SAFADO EM NOME DE DEUS: Após ser esfaqueado, bispo Valdemiro pede R$ 8 milhões aos fiéis. ATÉ ONDE VAI A CARA DE PAU DESSE CIDADÃO?


TUDO TEM PREÇO PARA ENTRAR EM QUALQUER CADEIA DO BRASIL: Funcionário relata ‘tabela de preços’ para entrada de armas em presídio


Vídeo mostra festa com drogas e álcool em presídio feminino no Recife. Imagens foram feitas em réveillon na Colônia Penal Feminina.


bt_leiamais1 3911 postagens

CONTINUAR LENDO