Lua de Júpiter vira aposta de cientistas na busca por vida extraterrestre no Sistema Solar

Europa abriga um imenso oceano que pode conter condições de abrigar organismos; Nasa tem dois projetos de exploração.

Depois de duas décadas de preparo e frustrações, cientistas estão prestes a enviar duas missões para Europa, uma das dezenas de luas de Júpiter que se transformou na maior chance de encontrar vida extraterrestre no Sistema Solar.

O satélite natural, um dos 67 já identificados ao redor do gigante gasoso, é menor que a Lua terrestre. À distância, parece um mundinho congelado e marcado por “riscos” que parecem ter sido feitos por uma criança.

De perto, porém, os rabiscos são longas rachaduras lineares no gelo que cobre a superfície de Europa e que se estendem por milhares de quilômetros. Muitas estão preenchidas por uma substância desconhecida, apelidada pelos cientistas de “gosma marrom”.

A imensa gravidade de Júpiter gera forças que repetidamente criam um efeito elástico na lua. Mas os estresses criados na superfície de Europa são melhores explicados pela crosta de gelo flutuando em um oceano.

“Sabemos que há água sob a superfície por causa de medições feitas por missões anteriores. E isso faz de Europa um dos mais excitantes potenciais locais para procurarmos por vida”, diz Andrew Coates, do Laboratório Mullard de Ciências Espaciais da University College London, nos arredores de Londres.

O oceano de Europa tem uma profundidade estimada entre 80 km e 170 km – isso significa que poderia ter um volume de líquido duas vezes maior que os dos oceanos da Terra.

A água é um pré-requisito vital para a existência de vida, mas o oceano de Europa pode ter outros, como uma fonte de energia química para micróbios.

E mais: o oceano pode “se comunicar” com a superfície por uma série de maneiras, incluindo blocos aquecidos de gelo furando a crosta de gelo. Assim, o estudo da superfície pode dar pistas do que está acontecendo na água – por isso a Nasa está preparando duas missões para explorar Europa.

Uma é a Clipper, com lançamento previsto para 2022 e que entrará na órbita da lua. A outra, ainda sem nome, é uma tentativa de pousar ali.

Robert Pappalardo, do Jet Propulsion Laboratory, da Nasa, é o principal cientista da primeira missão.

“Queremos investigar o potencial que Europa tem de abrigar vida. Por isso precisamos tentar entender o que se passa no oceano e na crosta gelada – da composição à geologia, bem como o nível de atividade.”

A Clipper carregará nove instrumentos, incluindo uma câmera que mapeará a maior parte da superfície. Espectômetros analisarão a composição da lua, enquanto um radar de alta potência fará um mapeamento tridimensional da camada gelada. Por fim, um magnetômetro analisará as características mais gerais do oceano.

Mas desde que a missão Galileu descobriu sinais da existência de água em Europa, nos anos 90, sabemos que a lua jupteriana não é um caso isolado.

“Uma das mais significativas descobertas da última década em exploração planetária é que, se você atirasse uma pedra nos planetas do Sistema Solar além de Marte, você acabará acertando um mundo com oceanos”, diz Curt Niebur, outro cientista da missão Clipper.

Imagens da superfície de Europa feitas pela missão Galileu mostram, em sentido horário a partir da superior esquerda: (1) crosta de gelo quebrada na região conhecida como Conamara; (2) placas da crosta que, acredita-se, quebraram e se arranjaram em posições diferentes; (3) faixas avermelhadas; e (4) uma cratera que pode ter o tamanho do Havaí (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)

Imagens da superfície de Europa feitas pela missão Galileu mostram, em sentido horário a partir da superior esquerda: (1) crosta de gelo quebrada na região conhecida como Conamara; (2) placas da crosta que, acredita-se, quebraram e se arranjaram em posições diferentes; (3) faixas avermelhadas; e (4) uma cratera que pode ter o tamanho do Havaí (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)

Em Enceladus, outra das luas de Saturno, por exemplo, há um oceano subterrâneo que provoca “erupções” por meio de fissuras no polo sul. O satélite natural, por sinal, poderá ser o destino de uma missão na próxima década.

Niebur, porém, acredita no maior potencial de Europa.

“Europa é muito maior que Enceladus e tem mais de tudo: atividade geológica, águia, espaço, calor e estabilidade em seu ambiente.”

Mas se há um fator que torna a lua um caso especial é sua vizinhança: a órbita de Europa a leva bem adentro do poderoso campo gravitacional de Júpiter, que captura e acelera partículas criando cinturões de radiação intensa.

Eles “fritam” os componentes eletrônicos de espaçonaves, o que limita a duração de missões espaciais. Mas a mesma radiação causa reações químicas na superfície de Europa, resultando em compostos oxidantes.

Na Terra, reações entre oxidantes e compostos redutores fornecem a energia necessária para a vida. Mas em Europa esses oxidantes só são úteis para possíveis micróbios se chegarem ao oceano.

Os cientistas acreditam que isso pode acontecer com o processo de convecção da crosta, e que reatores criados pela interação entre a água salgada e o fundo rochoso do oceano podem reagir com os oxidantes.

“Você precisa dos dois polos da pilha”, explica Robert Pappalardo.

A missão da Nasa para pousar em Europa usaria a tecnologia Sky Crane, a mesma que de forma bem-sucedida pôs na superfície de Marte o jipe-robô Curiosity, em 2012. A sonda teria um sistema autônomo de aterrissagem para detectar obstáculos em tempo real.

Sendo assim, a missão Clipper terá a função de também fazer reconhecimento para um local de pouso.

“É como se estivéssemos procurando um oásis, com água próxima à superfície. Talvez a água seja morna e tenha materiais orgânicos”, diz Pappalardo.

Pousando uma sonda em Europa, a Nasa poderá determinar se a vida existe ou já existiu na lua jupteriana (Foto: NASA/JPL-Caltech )

Pousando uma sonda em Europa, a Nasa poderá determinar se a vida existe ou já existiu na lua jupteriana (Foto: NASA/JPL-Caltech )

A sonda que pousaria em Europa seria ainda equipada com uma serra para coletar amostras de gelo mais profundas e menos atingidas pela radiação.

“Queremos buscar as amostras mais preservadas possíveis. Uma forma é cavar fundo, a outra é buscar algum local em que tenha havido algum tipo de erupção, em que material fresco está caindo na superfície”, diz Niebur.

O telescópio espacial Hubble já observou o que podem ser jatos d’água em Europa, assim como em Enceladus. Mas não faz sentido para uma sonda ir a locais de erupção depois de muito tempo – seria necessário visitar locais de eventos mais recentes.

Cientistas precisam, então, descobrir o que está controlando os gêiseres usando a missão Clipper.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/lua-de-jupiter-vira-aposta-de-cientistas-na-busca-por-vida-extraterrestre-no-sistema-solar.ghtml



:) Essa notícia


:) Espalhe nas suas redes


:) Amigos Online


:) Facebook


:) Curtir o site


"O Brasil corre risco, os espíritos de luz estão com dificuldades para nos ajudar." Clique aqui e leia a mensagem completa.


"Um homem leal e sincero será o estopim das mudanças nas almas Brasileiras." Clique aqui e leia a mensagem completa.




.
DEPOIS DA DESTRUIÇÃO DOS MINISTÉRIOS O QUE MAIS FALTA? Intervenção militar já está em andamento, é inevitável, afirma General do Exercito

.
VAZOU O ÁUDIO DE 10 MINUTOS: advogado de Lula e Moro batem boca em audiência. “É uma brincadeira”, no interrogatório de Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, e Paulo Roberto Costa, ex-diretor da empresa.

.
PARECE PIADA, MAS NÃO É: Dilma faz novo pedido de liminar para voltar à presidência, e decisão está nas mãos do seu “amiguinho”, o ministro Alexandre de Moraes

.
O BRASIL DESGOVERNADO: Ato na Esplanada termina com 7 presos, 49 feridos e rastro de depredação

.
Câmara aprova texto-base de MP que prevê reajustes a servidores federais. Veja quanto será o salário de cada carreira

.
Bom dia! Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado.

.
O BRASIL AGORA É UMA ANARQUIA: Veja a destruição nos ministérios no “espetacular” mandato do Presidente Termer

.
Manda quem pode e obedece quem tem JUIZES: Fachin determina sigilo de áudios de Aécio, Andrea Neves e Rocha Loures

.
Pai vê mensagens que pedófilo mandava para menina de 9 anos e vai a encontro com a polícia

.
Sandro Mabel e as rosquinhas de Michel Temer

.
GOVERNO DESABA NA CABEÇA DE TEMER: Sandro Mabel pede demissão e é o 4º assessor de Temer a deixar o governo.

.
EXISTE UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL: STF condena deputado Paulo Maluf a 7 anos e 9 meses + pagamento de multa por lavagem de dinheiro

.
TUDO NO BOLSO: Cabral e Adriana Ancelmo deixaram cariocas ‘às mínguas’, diz MPF ao pedir condenação do casal

.
SAUDADES DE NOVA YORK: Janot defende benefícios concedidos aos donos da JBS após delação… LEIA OS ARGUMENTOS ESDRÚXULOS…

.
UMA IRMÃ MUITO LEAL, SÓ QUE NÃO! Andrea Neves pede para ser solta e joga responsabilidade para o irmão Aécio

.
GASTOU NO CAFEZINHO: Rocha Loures entrega ‘mala da propina’ com R$ 35 mil a menos. Até na hora de se entregar ele mente!

.
EM VIAGEM NOS USA: NOSSO HERÓI SERGIO MORO CONCEDE ENTREVISTA AO PROGRAMA 60 MINUTOS E DIZ QUE SE INSPIRA EM ELIOT NESS

.
O EXEMPLO QUE VEM DA CAPITAL: Ex-governadores do DF foram presos pela PF. Estádio Mané Garrincha foi superfaturado em R$ 900 milhões

.
DESMORONANDO: ASSESSOR DE TEMER É EXONERADO E PRESO PELA PF. Filippelli recebeu propina na obra do estádio Mané Garrincha

.
ATENÇÃO: INTELIGÊNCIA MILITAR ASSUME A PROTEÇÃO DE SERGIO MORO ESCALANDO A ELITE DOS OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS

.
Essa é a situação: estamos diante de um golpe de Estado. Ninguém está conseguindo perceber a gravidade do que está acontecendo no Brasil?

.
Petistas falsificam capa da ‘Veja’ para agredir Sérgio Moro. PF vai caçar os criadores da mentira e punição será exemplar

.
NÃO SE ILUDA, BRASIL CONTINUA SENDO BRASIL: Jornal mostra: JBS corrompeu, delatou, ganhou bilhões e foi para Nova York.

.
Henrique Meirelles, um dos favoritos da Globo para o lugar de Temer, recebia 40 milhões por ano da JBS

.
Vazou na net o telefone e whatsApp de todos os senadores. Aliais, todos deveríamos ter esses números, não é mesmo.

.
Ouça a conversa da dupla Gilmar e Aécio que o Jornal Nacional não mostrou. Lava Jato avalia pedir o impeachment do ministro Gilmar Mendes

.
TICIANA VILLAS BOAS TEM PESSOA PARA APAGAR COMENTÁRIOS NA WEB E CARREIRA NAUFRAGA

.
Artigo de Gabeira sintetiza perfeitamente a atual situação do nosso Brasil. Leia e comente.

.
Defesa de Temer e PGR pedem para a Polícia Federal 31 esclarecimentos sobre áudio da JBS. Veja quais são

.
Agora que Aécio já foi neutralizado, não há mais qualquer desculpa contra a prisão de Lula e Dilma

.
Se PT tem tanta certeza da vitória de Lula em 2018, qual o motivo de pedirem eleições antecipadas que sequer estão na Constituição?

.
Estamos muito mal: até o cretino anti-semita do Roger Waters se acha no direito de palpitar sobre nossa política

.
Janot deve explicar ao Brasil porque o criminoso Joesley está em Nova York aproveitando o fruto dos seus roubos, lépido e fagueiro…

.
99% DOS PARLAMENTARES BRASILEIROS SÃO BANDIDOS QUE DEVERIAM ESTAR NA CADEIA, de acordo com o absurdo áudio vazado do Sérgio Machado

.
BOMBA: Teori, antes de morrer, procurou o Exército Morte de ministro ainda deixa dúvidas na sociedade

.
LEI DO RETORNO: Betina Puccinelli, doente, precisa dos remédios que negava a pacientes com câncer

bt_leiamais1
Tudo sobre política, clique aqui


bt_leiamais1
4664 postagens


CONTINUAR LENDO