Desenhos pré-históricos ‘ignorados’ podem revelar o ‘mais antigo’ código de escrita. Pesquisadora encontrou 32 símbolos que podem ter constituído código de comunicação entre os homens.

::)

À primeira vista, os rabiscos parecem traços sem importância, como estes das cavernas espanholas conhecidas como Las Chimeneas, que são Patrimônio da Humanidade

São 32 traços que se repetem em diferentes cavernas de toda a Europa. Registros simples: apenas linhas em zigue-zague, pontos, triângulos inacabados, cruzes retorcidas ou algo que lembra figuras geométricas.

Nenhum deles é criação de alguém apressado ou de um mau desenhista: os cientistas acreditam que esse conjunto forma o código de escrita mais antigo de que se tem registro.

Entender os traços está tirando o sono de Genevieve von Petzinger, paleoantropóloga da Universidade de Victoria, no Canadá, responsável por um estudo inédito sobre arte rupestre do período Paleolítico.

O período, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, vai de 2 milhões a.C. (época aproximada em que o homem fabricou o primeiro utensílio) até 10.000 a.C..

‘Desenhos ignorados’
“Me interessam os grandes padrões, as possíveis interconexões entre desenhos e regiões”, disse a cientista à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

Genevieve von Petzinger passa dias inteiros em grutas de difícil acesso, estudando o que seria um misterioso código da Idade da Pedra (Foto: BBC/D. von Petzinger)Genevieve von Petzinger passa dias inteiros em grutas de difícil acesso, estudando o que seria um misterioso código da Idade da Pedra (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Genevieve von Petzinger passa dias inteiros em grutas de difícil acesso, estudando o que seria um misterioso código da Idade da Pedra (Foto: BBC/D. von Petzinger)

O alcance geográfico do projeto é certamente ambicioso: envolve mais de 350 sítios arqueológicos, “o que não é muito se levarmos em conta que são 30 mil anos de história”.

Além disso, envolve olhar o que antes muitos outros cientistas passaram por cima.

A paleoantropóloga canadense não está interessada nas figuras mais atraentes – os bisões, as cenas de caça, as representações de formas claramente humanas – e sim nos registros que foram classificados como “geométricos” por falta de um termo mais apropriado.

“São os desenhos negligenciados, ignorados”, ri.

Em El Castillo, na Espanha, as linhas vermelhas que se repetem em outras cavernas europeias (Foto: BBC/D. von Petzinger)Em El Castillo, na Espanha, as linhas vermelhas que se repetem em outras cavernas europeias (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Em El Castillo, na Espanha, as linhas vermelhas que se repetem em outras cavernas europeias (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Viagem subterrânea
Esses “desenhos ignorados”, que estão ali desde a Idade da Pedra, são parte de um dos legados artísticos mais antigos do mundo, da fase final do último período glacial na Europa (por isso também chamada de arte da Era do Gelo).

Silenciosos e inexplorados, esses traços podem falar de “uma mudança fundamental nas habilidades dos nossos ancestrais”, diz a cientista. Isso porque a capacidade de articular um código é a mesma exigida para desenvolver uma escrita, como fez o homem moderno.

Em muitos casos, a existência desses símbolos não é nenhuma novidade.

“Mas os inventários (feitos pelos paleontólogos quando vão estudar uma nova caverna) nem sequer dizem que tipo de sinais eles são, os consideram secundários e não fazem comparações.”

Foi assim que, há três anos, a cientista embarcou numa viagem subterrânea, acompanhada do marido fotógrafo.

Acompanhada do marido fotógrafo, Genevieve von Petzinger explora a caverna de Cudon, na região espanhola da Cantábria (Foto: BBC/D. von Petzinger)Acompanhada do marido fotógrafo, Genevieve von Petzinger explora a caverna de Cudon, na região espanhola da Cantábria (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Acompanhada do marido fotógrafo, Genevieve von Petzinger explora a caverna de Cudon, na região espanhola da Cantábria (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Eles passam a maior parte do dia em grutas ou cavernas, até “emergirem” à noite, como ela mesma diz.

Trata-se de um total de 52 cavernas, em muitos casos de acesso dificílimo por causa de condições geográficas ou porque estão nas mãos da iniciativa privada.

Descoberta de uma nova arte
É o caso das cavernas de El Portillo, Santián ou Las Chimeneas, na Espanha, e Niaux e Marsoulas, na França, além de outras na Itália e em Portugal.

A maior parte delas não tem a popularidade das grutas mais “midiáticas” como Chauvet, no sul da França, ou Altamira, no norte do Brasil.

“Em muitas grutas, inclusive, encontramos uma nova arte, que não tinha sido descoberta”, diz Von Petzinger.

“Ninguém se preocupou em registrar estes traços. Quando começamos a fazê-lo, vimos que eles se repetem. Há um padrão.”

O casal catalogou meticulosamente os sinais até chegar a uma espécie de repertório, que se repete nas pedras de diferentes grutas: um total de 32 símbolos.

A pesquisadora fez uma lista com 32 símbolos que se repetem em diferentes sítios arqueológicos - ainda falta decifrar seu significado (Foto: BBC/D. von Petzinger)A pesquisadora fez uma lista com 32 símbolos que se repetem em diferentes sítios arqueológicos - ainda falta decifrar seu significado (Foto: BBC/D. von Petzinger)

A pesquisadora fez uma lista com 32 símbolos que se repetem em diferentes sítios arqueológicos – ainda falta decifrar seu significado (Foto: BBC/D. von Petzinger)

“É realmente interessante verificar que eles são tão específicos, que cada um é muito diferente do outro. Inclusive os mais incomuns se repetem (em outras grutas) de maneira idêntica. As possibilidades de que isso seja uma coincidência são bem pequenas”, afirma a pesquisadora.

Em outras palavras, o que isso significa é que estaríamos diante de um código pré-estabelecido e compartilhado por diferentes grupos do período Paleolítico.

Também sugere, diz ela, que havia conexões entre lugares remotos naquela era pré-histórica.

“Sabemos que na Europa havia uma ativa rede de intercâmbio de populações e isso nos dá um sinal de como era sofisticada a sua estrutura social”, diz a cientista, que em maio deste ano publicou um livro com suas descobertas (The First Signs: Unlocking the mysteries of the world’s oldest symbols, algo como “Os primeiros sinais: desvendando os mistérios dos símbolos mais antigos do mumdo”,ainda não lançado em português).

Na parede da gruta El Castillo, na Espanha, o contorno de uma mão feito com tinta vermelha (Foto: BBC/D. von Petzinger)Na parede da gruta El Castillo, na Espanha, o contorno de uma mão feito com tinta vermelha (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Na parede da gruta El Castillo, na Espanha, o contorno de uma mão feito com tinta vermelha (Foto: BBC/D. von Petzinger)

A pesquisadora acredita que os traços poderiam representar elementos da natureza (Foto: D. von Petzinger)A pesquisadora acredita que os traços poderiam representar elementos da natureza (Foto: D. von Petzinger)

A pesquisadora acredita que os traços poderiam representar elementos da natureza (Foto: D. von Petzinger)

Um código, mas qual o significado?
Como qualquer cientista curioso, Von Petzinger adoraria poder ler para além dos traços e descobrir seus significados.

Por exemplo, poder estabelecer com certeza que uma figura em forma de chave é uma lança e que registros em forma de pena são folhas de árvore.

As linhas em zigue-zague são As linhas em zigue-zague são

As linhas em zigue-zague são “democráticas”: fáceis de desenhar e melhores como ferramentas de comunicação, segundo a pesquisadora (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Mas a pesquisadora admite que essa é uma missão impossível.

“Por mais que desejemos, nunca vamos poder estar na cabeça de pessoas que viveram há 30 mil anos”, diz, rindo.

“Mas se não sabemos o que significam, sabemos que esses traços deveriam ter um sentido. E isso nos é indicado pela sua repetição.”

O que importa, insiste Von Petzinger, é o padrão.

“Não se trata de um código como o egípcio, nem como a escrita cuneiforme (que é a mais antiga língua humana escrita). Não é algo tão organizado. Nesse sentido, nunca vamos poder decifrá-lo, nem temos material de referência para isso.”

O primeiro sistema de escrita conhecido, o cuneiforme, tem cinco mil anos e surgiu onde atualmente é o Iraque. Mas, a exemplo dos complexos hieróglifos egípcios, não faz sentido que tenha aparecido do nada.

Primeiro código humano?
Os traços ordenados por Von Petzinger podem ser um sistema ainda mais antigo de escrita: um “primeiro código humano” inscrito nas rochas das grutas.

O que é inovador nesta descoberta, confirmam os especialistas, é que ela revela as habilidades básicas necessárias para a criação de um sistema de escrita: capacidade de abstração, registro de marcas gráficas e sofisticado uso de símbolos.

“De maneira geral, podemos dizer que os sistemas gráficos desenvolvidos na Europa, na Idade do Gelo, são predecessores dos sistemas de escrita que vêm depois. Não porque determinado símbolo daquela época esteja relacionado com outro símbolo em uma etapa posterior, mas no sentido de que todos são códigos.”

Desenhos que podem ser facilmente reconhecidos, como este cervo, têm atração imediata sobre os pesquisadores afirma Von Petzinger (Foto: BBC/D. von Petzinger)Desenhos que podem ser facilmente reconhecidos, como este cervo, têm atração imediata sobre os pesquisadores afirma Von Petzinger (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Desenhos que podem ser facilmente reconhecidos, como este cervo, têm atração imediata sobre os pesquisadores afirma Von Petzinger (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Emojis pré-históricos
A pesquisadora os compara aos emojis, os ícones da era dos smartphones, que representam um conceito em uma única imagem.

Eles são muito populares nas redes sociais e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Os emojis foram descritos assim em uma coluna da revista Wired, especializada em tecnologia: “eles poderiam ter sido parte de um dos sistemas gráficos mais antigos do mundo, ou seja, bem mais que símbolos simpáticos no seu celular”.

Primeiro é preciso erradicar a ideia de que os traços das grutas europeias são figuras geométricas, diz a cientista.

“Usamos esta comparação na falta de uma melhor. Mas isso condiciona a maneira como os vemos. Por exemplo, deveríamos pensar que encontramos desenhos de animais e humanos, e nos perguntar: onde está a natureza? Por que nunca pintaram uma árvore ou um rio, que são elementos importantes na vida de uma sociedade coletora-caçadora?”

Genevieve von Petzinger faz medições em uma gruta com desenhos Genevieve von Petzinger faz medições em uma gruta com desenhos

Genevieve von Petzinger faz medições em uma gruta com desenhos “aparentemente geométricos” (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Assim, a hipótese é que as figuras se refiram a coisas que não aparecem de forma óbvia nos desenhos: uma montanha, as estrelas, uma arma…

Não são formas abstratas, como sugere uma análise superficial, mas representações de ideias padronizadas.

Na sua simplicidade, os símbolos também têm outra qualidade: são democráticos, afirma Von Petzinger.

Um 'retângulo com divisões' aparece nas paredes da caverna espanhola El Castillo (Foto: BBC/D. von Petzinger)Um 'retângulo com divisões' aparece nas paredes da caverna espanhola El Castillo (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Um ‘retângulo com divisões’ aparece nas paredes da caverna espanhola El Castillo (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Pesquisadora diz que é preciso parar de olhar esses desenhos como simples figuras geométricas (Foto: BBC/D. von Petzinger)Pesquisadora diz que é preciso parar de olhar esses desenhos como simples figuras geométricas (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Pesquisadora diz que é preciso parar de olhar esses desenhos como simples figuras geométricas (Foto: BBC/D. von Petzinger)

“Desenhar um mamute ou um cavalo exige habilidades que poucos têm. Mas um quadrado ou um zigue-zague, qualquer um pode fazer.”

E por serem mais acessíveis, os traços são melhores como ferramenta de comunicação: virtude desejada por qualquer linguagem que se preze.

Mas a paleoantropóloga não se conforma com estas hipóteses e quer mais.

Qual será seu próximo passo na busca de sentido para os desenhos misteriosos?

Entrar, com a ajuda de robôs submarinos, em grutas submersas e inexploradas da costa da Cantábria, no norte da Espanha, para buscar mais signos, mais traços, que joguem luz sobre como o homem moderno aprendeu a escrever.

:) Essa notícia


:) Espalhe nas suas redes


:) Amigos Online


:) Facebook


:) Curtir o site


POLÍTICA



FIM DE CARREIRA HUMILHANTE: Renan Calheiros vira réu e ameaça, “Este Senado ficará vazio se eu for pra cadeia”


Finalista no Oscar, cineasta sírio é impedido de entrar nos EUA.. Funcionários de segurança dizem ter encontrado informações ‘derrogatórias’ contra ele


Jorge e Bruno Luz, lobistas ligados ao PMDB, desembarcam no Brasil. Alvos da Operação Blackout foram levados para a Superintendência da PF no Distrito Federal


Caso Bruno: a lei não valer nada, matou, escondeu o corpo e agora vai pra casa! STF no Brasil é um péssimo exemplo de civilidade e leis absurdas.


VÍDEO MARAVILHA: EUROPEUS SÃO APENAS 30% NATIVOS, DNA REVELA O QUANTO VC É DE “RAÇA PURA”. NA VERDADE SOMOS TODOS PRIMOS UNS DOS OUTROS!

+ POLÍTICA, CLIQUE AQUI

HUMOR



Deu ruim: musa perde tapa-sexo e bumbum deformado choca Sapucaí. Não faltaram imprevistos e situações inusitadas nos desfiles….


DEPARTAMENTO DE PROPINAS DA ODEBRECHT ERA O MAIS CRIATIVO DA EMPRESA: VEJA OS APELIDOS DOS SAFADOS QUE RECEBEM PROPINA


DILMA TENTA O SUICÍDIO DEPOIS DAS DELAÇÕES DA ODEBRECHT, SEGUNDO AMIGOS ELA ESTÁ APAVORADA, SABE QUE VAI PRA CADEIA. Veja os detalhes da ‘tragédia’!


Seu pedreiro é ruim? IMAGINA ESSES!! Pedreiros que Não Tinham a Mínima Ideia do que faziam….


Luciana Genro: “Se o socialismo é ruim, como explicar 100% de aprovação de Kin Jong-un?”

+ HUMOR, CLIQUE AQUI

COISA LINDA



VÍDEO MARAVILHA: EUROPEUS SÃO APENAS 30% NATIVOS, DNA REVELA O QUANTO VC É DE “RAÇA PURA”. NA VERDADE SOMOS TODOS PRIMOS UNS DOS OUTROS!


Após 1º lugar no Prouni, ex-aluno diz que não teria obtido vaga somente com ensino público


SE VOCÊ QUER LARGAR O CIGARRO: ESTA PLANTA ELIMINA A VONTADE DE FUMAR INSTANTANEAMENTE!


Um verdadeiro milagre da medicina: ‘Homem-Árvore’ se recupera após passar por 16 cirurgias e conseguir cura


U2 utiliza discurso de Stephen Hawking na turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE. Assista este maravilhoso vídeo

+ COISA LINDA, CLIQUE AQUI

DEBATE



COISAS DO AMOR: ANGELINA JOLIE FAZ GREVE DE FOME E ESTÁ PESANDO 34 QUILOS. Tabloide afirma que a ex de Brad Pitt está ‘à beira da morte’


VÍDEO MARAVILHA: EUROPEUS SÃO APENAS 30% NATIVOS, DNA REVELA O QUANTO VC É DE “RAÇA PURA”. NA VERDADE SOMOS TODOS PRIMOS UNS DOS OUTROS!


EM VÍDEO: “VOCÊ PODE FUMAR UM BASEADO ENTRE A HORA DE JANTAR E DORMIR” DIZ MINISTRO DO STF LUIZ ROBERTO BARROSO E VIRA HERÓI NA INTERNET


O bilionário rombo do FIES vem à tona: um pesadelo para o aluno e uma farra para as universidades privadas que ganham rios de dinheiro e ainda lesam os estudantes


8 alertas que os olhos podem dar sobre a nossa saúde!

+ DEBATE, CLIQUE AQUI

PELO MUNDO



ACABOU A ZONA NOS USA: Trump anula norma que permitia aos transexuais escolher banheiro nas escolas


Jovem é condenada após transmitir estupro de amiga adolescente na internet


O impressionante momento em que trem parte caminhão no meio em estrada americana


PROFECIA REALIZADA: Neva dois dias seguidos em praia, conforme previu profecia apocalíptica de Nostradramus italiano


Motorista de Uber vira refém e transmite assalto ao vivo nos EUA

+ PELO MUNDO, CLIQUE AQUI

COMPORTAMENTO




VICTOR, DA DUPLA COM LEO, É ACUSADO DE AGREDIR ESPOSA GRÁVIDA Boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Mulher em Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (24).


Travesti é furtada por cliente em motel e posta fotos na web por vingança.. Dayane Larraya disse que rapaz fugiu com pertences e a trancou em motel


AINDA TEM GENTE DE BEM COM A VIDA: De férias no nordeste, curitibana vê a própria foto em carrinho de crepe e não processa vendedor. Curtiu!


Veja 20 profissões que estarão em alta em 2017, segundo especialistas. Empresas buscam profissionais que resolvam problemas e reduzam custos


Alê Ballesté: Demorou mas chegou… Aqui estamos nós, no último dia de mais um ano

+ COMPORTAMENTO, CLIQUE AQUI

RELIGIÃO



VÍDEO MARAVILHA: EUROPEUS SÃO APENAS 30% NATIVOS, DNA REVELA O QUANTO VC É DE “RAÇA PURA”. NA VERDADE SOMOS TODOS PRIMOS UNS DOS OUTROS!


O Poder do Perdão – Deixe de Lado os Rancores e Amarguras. Assista o lindo vídeo do Padre Fábio de Melo.


Minutos com Jesus: O livro para você conhecer e seguir os mandamentos deixados por Jesus


Cantora de centro espírita recebe inesperadamente mensagem de Chico Xavier, assista o vídeo e a linda mensagem!


Cristo não nasceu no Natal. O 25 de dezembro é apenas uma data simbólica, adotada pela Igreja por volta do século 4

+ RELIGIÃO, CLIQUE AQUI

SOBRENATURAL



VÍDEO MARAVILHA: EUROPEUS SÃO APENAS 30% NATIVOS, DNA REVELA O QUANTO VC É DE “RAÇA PURA”. NA VERDADE SOMOS TODOS PRIMOS UNS DOS OUTROS!


Vida em Marte pode ter sido encontrada em 2007, evidência seria semelhanças nas formações rochosas no Planeta Vermelho e no Chile


Nave alienígena gigantesca é filmada no espaço, assista o vídeo e tire a sua própria conclusão!


Viagem astral: a liberdade do espírito consciente


SOBRE JESUS – UMA NOTÍCIA QUE ESTÁ ABALANDO O MUNDO! Depois do haitiano que ficou 27 dias nos escombros e disse que uma pessoa lhe deu água…

+ SOBRENATURAL, CLIQUE AQUI

TECNOLOGIA



VÍDEO MARAVILHA: EUROPEUS SÃO APENAS 30% NATIVOS, DNA REVELA O QUANTO VC É DE “RAÇA PURA”. NA VERDADE SOMOS TODOS PRIMOS UNS DOS OUTROS!


PORTAL GALILEU INFORMA: Tempestade solar chega hoje à Terra. Das 00:30 as 03:30 não se esqueça de desligar o telefone, celular, tablet, etc… e colocar distante do seu corpo


Cientistas descobrem planetas com tamanhos parecidos ao da Terra em sistema a 40 anos-luz


6 alimentos que um especialista em segurança alimentar diz que nunca comeria


O que é e onde fica o mesentério, o ‘novo’ órgão do corpo humano identificado por cientistas

+ TECNOLOGIA, CLIQUE AQUI

POLICIAL



Caso Bruno: a lei não valer nada, matou, escondeu o corpo e agora vai pra casa! STF no Brasil é um péssimo exemplo de civilidade e leis absurdas.


Turbina de avião da Latam pega fogo e fecha aeroporto de Congonhas. O fogo foi apagado e nenhum dos 134 passageiros e seis tripulantes ficou ferido


Cédulas falsas são colocadas à venda em site e anúncio garante qualidade. Falsário relata por mensagem que o envio do dinheiro é feito pelos Correios.


Pai denuncia abuso da filha ao ouvir áudio do padrasto pedindo foto íntima. Segundo a polícia, homem abusava da enteada de 12 anos, em Goiás.


LANCHA EXPLODE EM ANGRA DOS REIS, MENINA MORRE E PROFESSORA DIZ: “JUSTIÇA DIVINA, QUE MORRAM!”

+ POLICIAL, CLIQUE AQUI

MUNDO ANIMAL



ASSISTA O VÍDEO DE UMA VERGONHA ETERNA: Em arena na Espanha, touro golpeia anã, cai sobre ela e tenta cruzar.


Vacas ‘sortudas’ sobrevivem a terremoto e ficam isoladas na Nova Zelândia. O território neozelandês se encontra sobre uma das falhas geológicas mais ativas do mundo.


Peixe tenta engolir ‘irmão’ inteiro ainda vivo em lago nos EUA; vídeo


Vídeo inacreditável: tubarão branco entra em jaula onde mergulhador estava filmando. Veja o que aconteceu…


O MUNDO PIROU! Pesquisadores buscam entender por que focas estão estuprando pinguins em ilha no Atlântico Sul

+ MUNDO ANIMAL, CLIQUE AQUI

VÍDEOS



VÍDEO MARAVILHA: EUROPEUS SÃO APENAS 30% NATIVOS, DNA REVELA O QUANTO VC É DE “RAÇA PURA”. NA VERDADE SOMOS TODOS PRIMOS UNS DOS OUTROS!


VÍDEO: O EMOCIONADO DISCURSO DE MAGNO MALTA CALA A BOCA DO SENADO


Ele Salvou 669 Crianças da Morte Durante a 2ª Guerra e Não Sabia Que Elas Estavam Sentadas ao Lado Dele


Vídeo mostra mulher atropelando fiéis no Templo de Salomão. Matou 2 pessoas, foi presa em flagrante e não tem direito a fiança


A PROVA QUE FALTAVA: NAVE UFO MILITAR FILMADA EM BASE SECRETA AMERICANA ABALA A POLÍTICA DE NEGAR A EXISTÊNCIA DOS ETS

+ VIDEOS, CLIQUE AQUI

bt_leiamais1 3986 postagens

CONTINUAR LENDO