Cela de ‘luxo’ para ‘encontros íntimos’! Conheça o interior do presídio onde ocorreu o massacre com 56 mortes

::)

O Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) ganhou as manchetes do mundo com o massacre de 56 presos no primeiro dia de 2017. A notícia reacendeu o debate sobre a estrutura e a superlotação do lugar, que já havia sido palco de outras rebeliões e fugas.

No ano passado, o G1 visitou a unidade prisional após a descoberta de um túnel de 15 metros de profundidade e pôde constatar a situação em que vivem os mais de 1.200 presos. O local é o mesmo onde “celas de luxo” eram usadas para “encontros íntimos”.

Na entrada de cada pavilhão, um scanner faz a revista dos visitantes, que passam por uma série de grades até chegar ao refeitório. Na lateral, é possível ver uma academia deteriorada, com equipamentos antigos ou improvisados.

No refeitório, um cartaz reúne colagens incentivando a leitura da Bíblia (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
No refeitório, um cartaz reúne colagens incentivando a leitura da Bíblia; registro foi feito em junho de 2016 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

A equipe do G1 também passou por celas com presos. Passagens bíblicas estão escritas em paredes de várias celas e também em um cartaz no refeitório.

Uma das celas visitadas não tinha nenhum detento e, segundo constatado pela reportagem, foi usada para a construção de um túnel de 15 metros de profundidade.

Durante a visita da reportagem ao Compaj, presos se reuniram na janela de uma das celas e gritaram aos jornalistas presentes, com pedidos de comida. Era visível a instalação de antenas improvisadas nas celas.

Ao todo, 1.224 presos cumpriam pena em regime fechado no local, que tinha apenas 454 vagas – o que representa um excedente de 170%.

Em uma das ocorrências de 2016, diversos discos de serra foram encontrados com presos. O material seria utilizado para a construção de túneis de fuga. No pátio, foram achadas duas escadas de madeira, feitas com pedaços inteiros de troncos de árvore.

Na ocasião, o secretário Pedro Florêncio, titular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), citou ainda falhas e reconheceu problemas na segurança e fiscalização dos presos.

“Quem trabalha na fiscalização diária é uma empresa terceirizada. Funcionários dessa empresa podem ter sido negligentes. É um absurdo. Eu não tenho como justificar. Funcionários abrem e fecham cela por cela todos os dias e não percebem a quantidade de terra. Não tem como isso”, afirmou.

Escada com pedaços inteiros de troncos de árvore foram encontrados no Compaj, em junho; secretário da Seap disse que 'não tinha como justificar' (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Escada com pedaços inteiros de troncos de árvore foram encontrados no Compaj, em junho de 2016; secretário da Seap disse que ‘não tinha como justificar’ (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Dizeres bíblicos ilustram paredes de diferentes celas (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Dizeres bíblicos ilustravam paredes de diferentes celas em 2016 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Celas de luxo e túneis
Um ano antes da visita do G1, uma revista no Compaj revelou a existência de “celas de luxo”, com piso cerâmico, eletrodomésticos, frigobar e estoque de alimento.

À época, o então titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Louismar Bonates, afirmou que as “celas de luxo” era usadas para encontros íntimos de presos da unidade. Entretanto, não foi explicado por que havia estoque de comida e churrasqueira no alojamento. As “celas de luxo” foram destruídas meses depois.

Eletrodomésticos, frigobar e estoque de alimentos foram encontrados em cela de presídio  (Foto: Divulgação/SSP-AM)
Eletrodomésticos, frigobar e estoque de alimentos foram encontrados em cela de presídio, em 2015 (Foto: Divulgação/SSP-AM)

Ao menos nove túneis foram encontrados na unidade em 2016, e seriam utilizados para fugas.

Cerca de dois meses antes do massacre, um túnel de 2,7 metros de profundidade foi achado dentro da cela 5, do pavilhão 1 do Complexo Penitenciário.

Também foram apreendidos celulares, cinco carregadores, chips telefônicos, uma porção de entorpecente e estoques.

Em junho, um túnel de mais de 15 metros foi encontrado dentro do banheiro da cela 8, do pavilhão 5 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Em junho de 2016, um túnel de mais de 15 metros foi encontrado dentro do banheiro da cela 8, do pavilhão 5 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Pavilhão tem academia com máquinas antigas e outras improvisadas (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
G1 registrou imagem de academia em pavilhão, em junho do ano passado, com máquinas antigas e outras improvisadas (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Corredor dá acesso para outros pavilhões (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Reportagem percorreu corredor que dá acesso para outros pavilhões em junho (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Dezenas de fugas ocorreram na unidade. Em um dos casos, registrado um mês antes do massacre, 14 presos escaparam do Compaj após um tiroteio.

De acordo com  o governo do Amazonas, o sistema carcerário do Estado possui 19 unidades prisionais, sendo 11 na capital e 8 no interior. Um novo Centro de Detenção Provisória na capital deverá ser concluído no primeiro semestre de 2017. O número de internos hoje no Estado é de 10.323, sendo pouco mais de 7 mil na capital e o restante no interior.

Foto divulgada pela SSP mostra cela com estoque de alimentos (Foto: SSP/Divulgação)
Foto divulgada pela SSP mostra cela com estoque de alimentos em 2015 (Foto: SSP/Divulgação)

Entenda o caso
O primeiro tumulto nas unidades prisionais do estado ocorreu no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). Um total de 72 presos fugiu da unidade prisional na manhã de domingo (1º).

Horas mais tarde, por volta de 14h, detentos do Compaj iniciaram uma rebelião violenta na unidade, que resultou na morte de 56 presos. O massacre foi liderado por internos da facção Família do Norte (FDN).

A rebelião no Compaj durou aproximadamente 17h e acabou na manhã desta segunda-feira (2). Após o fim do tumulto na unidade, o Ipat e o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) também registraram distúrbios.

No Instituto, internos fizeram um “batidão de grade”, enquanto no CDPM os internos alojados em um dos pavilhões tentaram fugir, mas foram impedidos pela Polícia Militar, que reforçou a segurança na unidade.

No fim da tarde, quatro presos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na Zona Leste de Manaus, foram mortos dentro do presídio. Segundo a SSP, não se tratou de uma rebelião, mas sim de uma ação direcionada a um grupo de presos.

Arte rebelião em Manaus (Foto: Arte/G1 AM)
:) Essa notícia


:) Espalhe nas suas redes


:) Amigos Online


:) Facebook


:) Curtir o site



Ele Salvou 669 Crianças da Morte Durante a 2ª Guerra e Não Sabia Que Elas Estavam Sentadas ao Lado Dele


Médicos se curvam para menino de 11 anos que pediu para doar todos os seus órgãos


FIM DE CARREIRA HUMILHANTE: Renan Calheiros vira réu e ameaça, “Este Senado ficará vazio se eu for pra cadeia”


COISAS DO AMOR: ANGELINA JOLIE FAZ GREVE DE FOME E ESTÁ PESANDO 34 QUILOS. Tabloide afirma que a ex de Brad Pitt está ‘à beira da morte’


Finalista no Oscar, cineasta sírio é impedido de entrar nos EUA.. Funcionários de segurança dizem ter encontrado informações ‘derrogatórias’ contra ele


Deu ruim: musa perde tapa-sexo e bumbum deformado choca Sapucaí. Não faltaram imprevistos e situações inusitadas nos desfiles….


VICTOR, DA DUPLA COM LEO, É ACUSADO DE AGREDIR ESPOSA GRÁVIDA Boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Mulher em Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (24).


Jorge e Bruno Luz, lobistas ligados ao PMDB, desembarcam no Brasil. Alvos da Operação Blackout foram levados para a Superintendência da PF no Distrito Federal


Caso Bruno: a lei não valer nada, matou, escondeu o corpo e agora vai pra casa! STF no Brasil é um péssimo exemplo de civilidade e leis absurdas.


VÍDEO MARAVILHA: EUROPEUS SÃO APENAS 30% NATIVOS, DNA REVELA O QUANTO VC É DE “RAÇA PURA”. NA VERDADE SOMOS TODOS PRIMOS UNS DOS OUTROS!


“O Show de Truman” da vida real: como é viver vigiado 24 horas por dia? O nome disso é “STALKER” e acontece comigo. Conheça tudo sobre esse assédio odioso que acaba com a vida das vítimas


PORTAL GALILEU INFORMA: Tempestade solar chega hoje à Terra. Das 00:30 as 03:30 não se esqueça de desligar o telefone, celular, tablet, etc… e colocar distante do seu corpo


Turbina de avião da Latam pega fogo e fecha aeroporto de Congonhas. O fogo foi apagado e nenhum dos 134 passageiros e seis tripulantes ficou ferido


ACABOU A ZONA NOS USA: Trump anula norma que permitia aos transexuais escolher banheiro nas escolas


DURMA COM ESSE BARULHO: Alexandre de Moraes toma posse no próximo dia 22 de março, informa STF


Cientistas descobrem planetas com tamanhos parecidos ao da Terra em sistema a 40 anos-luz


ISSO É BRASIL: advogado de bandidos vira Ministro do Supremo Tribunal Federal. Senado aprova Alexandre de Moraes para vaga de Teori, que deve estar se revirando na cova….


O Poder do Perdão – Deixe de Lado os Rancores e Amarguras. Assista o lindo vídeo do Padre Fábio de Melo.


Após 1º lugar no Prouni, ex-aluno diz que não teria obtido vaga somente com ensino público


MPF pede a Moro suspensão de benefícios e condenação de Paulo Roberto Costa. Força-tarefa da Lava-Jato alega que o ex-diretor da Petrobras mentiu em sua colaboração


CUIDADO: ERRO NO SITE DA CAIXA PODE ESCONDER CONTA INATIVA DO FGTS, trabalhadores relatam problemas na consulta pelo site


TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER: Como funciona o FGTS e como faço para sacar dinheiro do fundo?


Cometi essa ‘sandice’, diz Delcídio sobre suposta ordem de Lula para comprar silêncio de Cerveró


Temer quer apoio da sociedade para cobrar impostos de igrejas. No Brasil são mais de 2 milhões de templos e igrejas extorquindo o povo em nome de Deus


Cédulas falsas são colocadas à venda em site e anúncio garante qualidade. Falsário relata por mensagem que o envio do dinheiro é feito pelos Correios.


Pai denuncia abuso da filha ao ouvir áudio do padrasto pedindo foto íntima. Segundo a polícia, homem abusava da enteada de 12 anos, em Goiás.


Jovem é condenada após transmitir estupro de amiga adolescente na internet


VÍDEO INÉDITO: Sérgio Moro vaiado em Nova York por meia dúzia de Brasileiros e a proibição de vozes dissonantes. Por Luiza Nassif Pires


Moraes atribui pós-doutorado inexistente que aparece em seu currículo a “erro da secretaria”


Moraes é denunciado por plágio em Conselho de Ética da USP


Hacker condenado por chantagear primeira-dama disse ter áudio que jogaria nome de Temer ‘na lama’


Polícias Civil, Militar e bombeiros decretam greve no Rio de Janeiro. Decisão foi tomada por cerca de 2 mil pessoas em assembleia no Centro


Jovem de 14 anos mata o pai com tiro de espingarda após ser estuprada


Minutos com Jesus: O livro para você conhecer e seguir os mandamentos deixados por Jesus


PF conclui inquérito sobre Rodrigo Maia e vê indícios de corrupção; deputado nega


TRE-RJ cassa mandato da chapa do governador do RJ, Luiz Fernando Pezão. Segundo tribunal, houve abuso de poder econômico durante a campanha


É hora de tornar público os depoimentos. Só assim a Lava Jato cumprirá seu papel


Ar-condicionado do velódromo olímpico está ligado há 5 meses. Fechado, velódromo olímpico gastará R$ 3,5 milhões de energia elétrica em 2017


Lula pede correção de ‘possível erro histórico’ que o impediu de ser ministro. Decisão do STF que suspendeu sua indicação é citada em ações contra nomeação de Moreira Franco


COMEÇOU A SACANAGEM: Na primeira sessão do ano deputados aprovam urgência de projeto que reduz punições a partidos


TERRA DE NINGUÉM: Vídeos exibem situação de caos no Espírito Santo: arrastões, saques e assassinatos


ACREDITE SE PUDER: Temer indica ministro Alexandre de Moraes para vaga de Teori no STF


Tanque gigante de aquário inaugurado há um mês se rompe no México


Presidente fala sobre citação de seu nome em depoimento de executivo da empreiteira. Temer pede pressa na suspensão do sigilo das delações da Odebrecht


MORREU DONA MARISA: DEPOIS DE ASSASSINAR MILHÕES DE BRASILEIROS INOCENTES, A ESPOSA DO PRIMO DE HITLER AGORA VAI PAGAR AS CONTAS ROUBADAS COM O MARIDO LULA


Menina pode ser primeira mulher a ter síndrome do ‘homem-árvore’. Filha de família pobre, criança de 10 anos está sendo tratada na capital de Bangladesh


Multa de Eike supera orçamento de 2017 para prisões Em depoimento, empresário confirma pagamento de US$ 16,5 milhões a Cabral


SEM PODER ENFIAR AS PANELAS NA BUNDA: Exame em Dona Marisa detecta trombose venosa nos membros inferiores, diz hospital


bt_leiamais1 3985 postagens

CONTINUAR LENDO