Cela de ‘luxo’ para ‘encontros íntimos’! Conheça o interior do presídio onde ocorreu o massacre com 56 mortes

Carregando…

O Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) ganhou as manchetes do mundo com o massacre de 56 presos no primeiro dia de 2017. A notícia reacendeu o debate sobre a estrutura e a superlotação do lugar, que já havia sido palco de outras rebeliões e fugas.

No ano passado, o G1 visitou a unidade prisional após a descoberta de um túnel de 15 metros de profundidade e pôde constatar a situação em que vivem os mais de 1.200 presos. O local é o mesmo onde “celas de luxo” eram usadas para “encontros íntimos”.

Na entrada de cada pavilhão, um scanner faz a revista dos visitantes, que passam por uma série de grades até chegar ao refeitório. Na lateral, é possível ver uma academia deteriorada, com equipamentos antigos ou improvisados.

No refeitório, um cartaz reúne colagens incentivando a leitura da Bíblia (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
No refeitório, um cartaz reúne colagens incentivando a leitura da Bíblia; registro foi feito em junho de 2016 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

A equipe do G1 também passou por celas com presos. Passagens bíblicas estão escritas em paredes de várias celas e também em um cartaz no refeitório.

Uma das celas visitadas não tinha nenhum detento e, segundo constatado pela reportagem, foi usada para a construção de um túnel de 15 metros de profundidade.

Durante a visita da reportagem ao Compaj, presos se reuniram na janela de uma das celas e gritaram aos jornalistas presentes, com pedidos de comida. Era visível a instalação de antenas improvisadas nas celas.

Ao todo, 1.224 presos cumpriam pena em regime fechado no local, que tinha apenas 454 vagas – o que representa um excedente de 170%.

Em uma das ocorrências de 2016, diversos discos de serra foram encontrados com presos. O material seria utilizado para a construção de túneis de fuga. No pátio, foram achadas duas escadas de madeira, feitas com pedaços inteiros de troncos de árvore.

Na ocasião, o secretário Pedro Florêncio, titular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), citou ainda falhas e reconheceu problemas na segurança e fiscalização dos presos.

“Quem trabalha na fiscalização diária é uma empresa terceirizada. Funcionários dessa empresa podem ter sido negligentes. É um absurdo. Eu não tenho como justificar. Funcionários abrem e fecham cela por cela todos os dias e não percebem a quantidade de terra. Não tem como isso”, afirmou.

Escada com pedaços inteiros de troncos de árvore foram encontrados no Compaj, em junho; secretário da Seap disse que 'não tinha como justificar' (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Escada com pedaços inteiros de troncos de árvore foram encontrados no Compaj, em junho de 2016; secretário da Seap disse que ‘não tinha como justificar’ (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Dizeres bíblicos ilustram paredes de diferentes celas (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Dizeres bíblicos ilustravam paredes de diferentes celas em 2016 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Celas de luxo e túneis
Um ano antes da visita do G1, uma revista no Compaj revelou a existência de “celas de luxo”, com piso cerâmico, eletrodomésticos, frigobar e estoque de alimento.

À época, o então titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Louismar Bonates, afirmou que as “celas de luxo” era usadas para encontros íntimos de presos da unidade. Entretanto, não foi explicado por que havia estoque de comida e churrasqueira no alojamento. As “celas de luxo” foram destruídas meses depois.

Eletrodomésticos, frigobar e estoque de alimentos foram encontrados em cela de presídio  (Foto: Divulgação/SSP-AM)
Eletrodomésticos, frigobar e estoque de alimentos foram encontrados em cela de presídio, em 2015 (Foto: Divulgação/SSP-AM)

Ao menos nove túneis foram encontrados na unidade em 2016, e seriam utilizados para fugas.

Cerca de dois meses antes do massacre, um túnel de 2,7 metros de profundidade foi achado dentro da cela 5, do pavilhão 1 do Complexo Penitenciário.

Também foram apreendidos celulares, cinco carregadores, chips telefônicos, uma porção de entorpecente e estoques.

Em junho, um túnel de mais de 15 metros foi encontrado dentro do banheiro da cela 8, do pavilhão 5 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Em junho de 2016, um túnel de mais de 15 metros foi encontrado dentro do banheiro da cela 8, do pavilhão 5 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Pavilhão tem academia com máquinas antigas e outras improvisadas (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
G1 registrou imagem de academia em pavilhão, em junho do ano passado, com máquinas antigas e outras improvisadas (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Corredor dá acesso para outros pavilhões (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Reportagem percorreu corredor que dá acesso para outros pavilhões em junho (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Dezenas de fugas ocorreram na unidade. Em um dos casos, registrado um mês antes do massacre, 14 presos escaparam do Compaj após um tiroteio.

De acordo com  o governo do Amazonas, o sistema carcerário do Estado possui 19 unidades prisionais, sendo 11 na capital e 8 no interior. Um novo Centro de Detenção Provisória na capital deverá ser concluído no primeiro semestre de 2017. O número de internos hoje no Estado é de 10.323, sendo pouco mais de 7 mil na capital e o restante no interior.

Foto divulgada pela SSP mostra cela com estoque de alimentos (Foto: SSP/Divulgação)
Foto divulgada pela SSP mostra cela com estoque de alimentos em 2015 (Foto: SSP/Divulgação)

Entenda o caso
O primeiro tumulto nas unidades prisionais do estado ocorreu no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). Um total de 72 presos fugiu da unidade prisional na manhã de domingo (1º).

Horas mais tarde, por volta de 14h, detentos do Compaj iniciaram uma rebelião violenta na unidade, que resultou na morte de 56 presos. O massacre foi liderado por internos da facção Família do Norte (FDN).

A rebelião no Compaj durou aproximadamente 17h e acabou na manhã desta segunda-feira (2). Após o fim do tumulto na unidade, o Ipat e o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) também registraram distúrbios.

No Instituto, internos fizeram um “batidão de grade”, enquanto no CDPM os internos alojados em um dos pavilhões tentaram fugir, mas foram impedidos pela Polícia Militar, que reforçou a segurança na unidade.

No fim da tarde, quatro presos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na Zona Leste de Manaus, foram mortos dentro do presídio. Segundo a SSP, não se tratou de uma rebelião, mas sim de uma ação direcionada a um grupo de presos.

Arte rebelião em Manaus (Foto: Arte/G1 AM)
:) Essa notícia


:) Espalhe nas suas redes


:) Amigos Online


:) Facebook


:) Curtir o site



Conheça as leis que a Odebrecht comprou com propina. A investigação sobre a venda de leis para a Odebrecht conduz a Lava Jato ao coração da corrupção no Congresso.


Os abusos do Projeto de Lei antiabuso. O projeto em discussão no Senado abre brechas que podem bloquear a Lava Jato.


OAB quer cassar mulher de Cabral. Em prisão domiciliar, ela pode perder licença de advogada. Nada mais do que devido


Revista Época: As reformas propostas por Temer prejudicam os pobres? Muitos críticos das propostas propostas acreditam que elas prejudicarão os brasileiros mais vulneráveis


João de Deus: o médium que orienta Lula deu entrevista e conta toda a verdade. O que ele diz choca até Sergio moro


Greve geral: o que você precisa saber sobre a tentativa de parar o país pela 1ª vez em 20 anos


MARQUETEIRA ENTREGOU: Mônica Moura, mulher do publicitário canalha, surpreendeu ministro ao dizer que Dilma sabia de caixa 2


A FILHA DO PRESIDENTE EM ENTREVISTA: Luciana Temer é a favor do aborto e das legalização das drogas


Lava Jato faz buscas em escritório de advogado ligado a Renan Calheiros e investiga pessoas que orbitam ao redor de políticos


SÓ NO BRASIL ISSO ACONTECE, OU CADEIA OU PRESIDÊNCIA. Datafolha, CNT/MDA, IBOPE e agora Vox Populi: Lula lidera todas as pesquisas para a eleição presidencial de 2018


Codependência: familiares de dependentes químicos se transformam em carrascos e causam piores efeitos do que as próprias drogas


Mulher com manchas nas costas sofria bullying violento, mas o mundo gira, ela vira modelo e faz sucesso na web. E


BANDIDO CONFESSO: Sérgio Cabral diz que pagou itens de luxo com dinheiro de caixa 2. Vestidos de R$ 57 mil para Adriana Anselmo com o dinheiro do povo. O Rio de Janeiro deveria ter pena de morte, começando com ele


PANCADA: A carta do Movimento Negro aos que “bateram palmas” para Jair Bolsonaro, que fez comentários depreciativos contra negros, indígenas, mulheres, gays e refugiados


Sergio Moro sofre derrota silenciosa no STF. Mais uma vez o poder da “máfia” entra em ação, arrebentando meses de trabalho de Moro e sua equipe


O vídeo que convoca a greve geral com a música “O dia que a Terra parou” explode na internet. Assista agora e compartilhe antes de seus amigos


Adolescente que colocou porquinho no micro-ondas por 5 segundos sofre ameaças e agora está ‘chorando muito e sem dormir’. O que ela esperava, medalha de bom compartamento?


O MISTÉRIO CONTINUA: Após um mês de sumiço do jovem do Acre, família já traduziu três livros dele. Pai desabafa, “Infelizmente, todo dia é mais um dia de angústia”


Sergio Moro Divulga Quase 4 Horas de Escutas Entre Lula, Dilma, Lindberg e Toda a Quadrilha. SE ELE NÃO DESISTE ENTÃO NÃO DESISTA TAMBÉM!


Imagens de superlotação em presídio filipino impressionam. A comida é pouca e inadequada – muitos emagrecem a níveis preocupantes. Nada diferente do Brasil…


VÍDEO: JOICE HASSELMANN DENUNCIA QUE LULA VAI SE FINGIR DE DOENTE PARA NÃO SER PRESO. Plano já está em andamento…


URGENTE – “A paz mundial está por um fio, interrompida mais uma vez pela ganância do homem.” LEIA TODA A MENSAGEM DE ADOLPH FRITZ


JUSTIÇA CEGA: Juiz inocenta médica acusada de matar pacientes em UTI de hospital em Curitiba


MOTIM DO “PAU MANDADO”: Leo Pinheiro não destruiu as provas como Lula ordenou. Agora milhares de documentos comprovam como funcionava a quadrilha da corrupção


PARABÉNS: Aaós Cerveró inocentar Lula, sua pena é aumentada de 12 para 27 anos de cadeia


OS DELÍRIOS DE LULA E SUA GANGUE: Advogado de Lula diz que já prevê condenação de Sergio Moro na ONU


De volta para Bangu, de onde nunca deveria ter saído: Desembargadores mandam Adriana Ancelmo de volta para a cadeia


João de Deus: ‘Maior Curador Do Mundo’ Revela Porque Sérgio Moro Deve Ser O Próximo Presidente, “O juiz Sérgio Moro está orientado por Deus”


Jovem Flagra Mulher Com Outro Na Cama, Tira Selfie E Posta. Com bom humor ele disse: “Bons homens merecem boas mulheres”. Recebeu contato de dezenas de mulheres ao redor do mundo


Desesperados Advogados De Lula Querem Que Citações Em Delações Não Sejam Encaminhadas A Sergio Moro


EM VÍDEO: “VOCÊ PODE FUMAR UM BASEADO ENTRE A HORA DE JANTAR E DORMIR” DIZ MINISTRO DO STF LUIZ ROBERTO BARROSO E VIRA HERÓI NA INTERNET


STF Investigou 500 Parlamentares Desde 1988, Mas Condenou Apenas 16. Na maioria dos casos os ministros nem chegaram a analisar a acusação


MINISTRO BARROSO: “O Nível De Indecência A Que Nós Chegamos É Absolutamente Insuportável”, mas diz que fumar um ‘BASEADO’ DEPOIS DA JANTA É NORMAL


VÍDEO: Magno Malta Envergonha Quem Propõe Lei De “Abuso De Autoridade”. Parabéns Senador, o senhor representa os Brasileiros de bem


Marido vai a tv pedir ajuda sobre o sumiço da esposa, pede ao delegado agilidade na busca da mulher e acaba confessando que a matou


Justiça condena Laerte Bessa por chamar Rollemberg de ‘safado’ e ‘maconheiro’ em plenário. Deputado terá de pagar R$ 30 mil por danos morais a governador do DF, mas vai recorrer da sentença


Odebrecht movimentou bilhões por meio de doleiros e entregadores; saiba como


PF diz ter recuperado o equivalente a mais de R$ 4,5 milhões de mega-assalto no Paraguai


bt_leiamais1 4282 postagens

CONTINUAR LENDO