6 alimentos que um especialista em segurança alimentar diz que nunca comeria

::)

Os dois surtos da bactéria E. coli que afetaram em 2015 os restaurantes da popular rede de restaurantes Chipotle, nos Estados Unidos, trouxeram à tona mais uma vez o risco de intoxicação apresentado por alguns alimentos.

A forma como os alimentos são processados hoje em dia cria várias chances para que agentes patogênicos cheguem a nossas mesas.

E, como foi demonstrado no caso da rede Chipotle, está cada vez mais difícil rastrear as fontes destas contaminações.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC na sigla em inglês ) anunciou nesta semana que os surtos de E. coli na rede de restaurantes parecem ter acabado.

Mas o CDC não conseguiu encontrar as causas do surto que afetou cerca de 60 pessoas em 11 Estados americanos, 22 delas em estado grave.

“A prova epidemiológica recolhida durante a investigação sugere que um produto alimentício comum ou um ingrediente servido nos restaurantes do Chipotle Mexican Grill foi a causa provável dos dois surtos”, afirmou o órgão em uma declaração.

“A investigação não identificou um alimento ou ingrediente específico vinculado à doença”, acrescentou o CDC.

O surto de E. coli na rede Chipotle não é um caso isolado. De acordo com o CDC, a cada ano nos Estados Unidos cerca de 48 milhões de pessoas ficam doentes devido a algum problema com origem na alimentação.

Destas, 128 mil precisam ser internadas e cerca de 3 mil morrem por causa destas doenças.

Bill Marler, advogado e especialista em segurança alimentar, representou vítimas de quase todos os surtos de intoxicação que ocorreram nos Estados Unidos nos últimos 20 anos, incluindo os últimos casos relacionados à rede Chipotle.

Marler acaba de publicar em uma revista online, a Bottom Line Health, uma lista com seis alimentos que, segundo ele, jamais comeria. Veja abaixo:

1. Leite e sucos sem pasteurização

Thinkstock
Image copyrightTHINKSTOCK

Image captionLouis Pasteur inventou o processo de pasteurização no século 19

Segundo Marler, estes alimentos podem estar contaminados com vírus, parasitas e bactérias como a Salmonella, E. coli e Listeria.

O CDC informa que, entre 1993 e 2006, cerca de 1,5 mil pessoas ficaram doentes nos Estados Unidos por consumir leite “cru”, sem pasteurização, ou queijos produzidos com este tipo de leite.

O leite sem pasteurização tem 150 vezes mais chances de causar doenças do que os produtos lácteos pasteurizados.

E a mesma advertência se aplica aos sucos não pasteurizados, muitos populares em lojas de produtos saudáveis ou comprados nas ruas, feitos de frutas, que podem conter bactérias perigosas.

De acordo com Marler, o mais seguro é verificar se a embalagem do suco tem uma etiqueta afirmando que “este alimento foi pasteurizado”.

2. Brotos ou germinados (de soja, feijão, alfafa etc) crus

Desde o meio da década de 1990 os brotos crus ou levemente cozidos já foram ligados a mais de 30 surtos bacterianos nos Estados Unidos, principalmente causados por Salmonella e E. coli.

Em 2011, quase 4 mil pessoas ficaram doentes e 53 morreram devido a uma intoxicação na Alemanha cuja causa foi justamente a E. coli em brotos.

Em 2014, um surto de Salmonella em brotos de feijão levou 19 pessoas para o hospital nos Estados Unidos.

Marler afirma que todo tipo de germinado pode propagar uma infecção bacteriana que tem origem em suas sementes. Mas o especialista também acrescenta que, se os brotos forem bem cozidos, ele comeria sem problemas.

3. Carne malpassada (inclusive hambúrguer)

Thinkstock
Image copyrightTHINKSTOCK

Image captionA carne moída tem risco de contaminação de bactérias como a E. coli

Para Marler, os hambúrgueres sempre devem estar bem cozidos.

“A razão de os produtos moídos serem problemáticos e necessitarem um bom cozimento é porque qualquer bactéria que está na superfície da carne pode contaminar o interior”, afirmou.

Se a carne moída não for cozida a 70 graus interna e externamente pode causar intoxicação por E. coli, Salmonella e outras bactérias.

Marler afirma que também há problemas na técnica de maceração dos bifes: a prática de furar a carne com uma agulha para amaciá-la e que pode transferir micróbios da superfície para o interior da carne.

Se a carne está macerada, Marler afirma que prefere comer o bife bem passado. Se não está, escolhe o bife ao ponto.

4. Frutas e vegetais que se vendem lavados ou cortados, “prontos” para comer

“Fujo destes como se fosse uma praga”, disse Marler.

O especialista afirma que quanto mais se manipula e processa um produto, maior é o risco de contaminação.

Nos últimos anos houve um grande aumento nas vendas de saladas, frutas ou verduras lavados, cortados e prontos para o consumo.

Para Marler, a “conveniência é maravilhosa, mas acho que, às vezes, não vale a pena assumir o risco”.

O especialista compra frutas e verduras sem lavar nem cortar, em pequenas quantidades, e as consome em um prazo de três a quatro dias para reduzir o risco de listeria, uma bactéria letal que prospera dentro da geladeira.

5. Ovos crus ou semicrus

Getty
Image copyrightGETTY

Image captionOvos precisam ser mantidos na geladeira e precisam ser bem cozidos para evitar Salmonella

Apesar de no final da década de1980 uma epidemia de Salmonella na Grã-Bretanha ter transformado o ovo em inimigo número um, muitas pessoas não deixaram de consumi-lo cru.

O ovo é um dos alimentos mais nutritivos e econômicos do mundo, mas tem muitos riscos.

E, para evitar doenças, os especialistas recomendam armazenar os ovos na geladeira e servi-los após cozimento.

6. Ostras e outros moluscos crus

Segundo Bill Marler os moluscos crus, principalmente as ostras, estão causando cada vez mais intoxicações.

AP
Image copyrightAP

Image captionOstras, como outros moluscos, são animais filtradores e absorvem tudo o que está na água

A teoria do especialista é que o aumento da temperatura das águas do mar aumentou o desenvolvimento de micróbios. Portanto é preciso ter cada vez mais cuidado com estes produtos.

“As ostras são animais filtradores, quer dizer, recolhem tudo o que está na água. Se existe bactéria, ela entra em seu sistema e se você comer esta ostra terá problemas”, afirmou.

“Vi muito mais casos disto nos últimos cinco anos do que nos últimos 20. Simplesmente não vale a pena o risco”, acrescentou.

:) Essa notícia


:) Espalhe nas suas redes


:) Amigos Online


:) Facebook


:) Curtir o site



Ele Salvou 669 Crianças da Morte Durante a 2ª Guerra e Não Sabia Que Elas Estavam Sentadas ao Lado Dele


Médicos se curvam para menino de 11 anos que pediu para doar todos os seus órgãos


FIM DE CARREIRA HUMILHANTE: Renan Calheiros vira réu e ameaça, “Este Senado ficará vazio se eu for pra cadeia”


COISAS DO AMOR: ANGELINA JOLIE FAZ GREVE DE FOME E ESTÁ PESANDO 34 QUILOS. Tabloide afirma que a ex de Brad Pitt está ‘à beira da morte’


Finalista no Oscar, cineasta sírio é impedido de entrar nos EUA.. Funcionários de segurança dizem ter encontrado informações ‘derrogatórias’ contra ele


Deu ruim: musa perde tapa-sexo e bumbum deformado choca Sapucaí. Não faltaram imprevistos e situações inusitadas nos desfiles….


VICTOR, DA DUPLA COM LEO, É ACUSADO DE AGREDIR ESPOSA GRÁVIDA Boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Mulher em Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (24).


Jorge e Bruno Luz, lobistas ligados ao PMDB, desembarcam no Brasil. Alvos da Operação Blackout foram levados para a Superintendência da PF no Distrito Federal


Caso Bruno: a lei não valer nada, matou, escondeu o corpo e agora vai pra casa! STF no Brasil é um péssimo exemplo de civilidade e leis absurdas.


VÍDEO MARAVILHA: EUROPEUS SÃO APENAS 30% NATIVOS, DNA REVELA O QUANTO VC É DE “RAÇA PURA”. NA VERDADE SOMOS TODOS PRIMOS UNS DOS OUTROS!


“O Show de Truman” da vida real: como é viver vigiado 24 horas por dia? O nome disso é “STALKER” e acontece comigo. Conheça tudo sobre esse assédio odioso que acaba com a vida das vítimas


PORTAL GALILEU INFORMA: Tempestade solar chega hoje à Terra. Das 00:30 as 03:30 não se esqueça de desligar o telefone, celular, tablet, etc… e colocar distante do seu corpo


Turbina de avião da Latam pega fogo e fecha aeroporto de Congonhas. O fogo foi apagado e nenhum dos 134 passageiros e seis tripulantes ficou ferido


ACABOU A ZONA NOS USA: Trump anula norma que permitia aos transexuais escolher banheiro nas escolas


DURMA COM ESSE BARULHO: Alexandre de Moraes toma posse no próximo dia 22 de março, informa STF


Cientistas descobrem planetas com tamanhos parecidos ao da Terra em sistema a 40 anos-luz


ISSO É BRASIL: advogado de bandidos vira Ministro do Supremo Tribunal Federal. Senado aprova Alexandre de Moraes para vaga de Teori, que deve estar se revirando na cova….


O Poder do Perdão – Deixe de Lado os Rancores e Amarguras. Assista o lindo vídeo do Padre Fábio de Melo.


Após 1º lugar no Prouni, ex-aluno diz que não teria obtido vaga somente com ensino público


MPF pede a Moro suspensão de benefícios e condenação de Paulo Roberto Costa. Força-tarefa da Lava-Jato alega que o ex-diretor da Petrobras mentiu em sua colaboração


CUIDADO: ERRO NO SITE DA CAIXA PODE ESCONDER CONTA INATIVA DO FGTS, trabalhadores relatam problemas na consulta pelo site


TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER: Como funciona o FGTS e como faço para sacar dinheiro do fundo?


Cometi essa ‘sandice’, diz Delcídio sobre suposta ordem de Lula para comprar silêncio de Cerveró


Temer quer apoio da sociedade para cobrar impostos de igrejas. No Brasil são mais de 2 milhões de templos e igrejas extorquindo o povo em nome de Deus


Cédulas falsas são colocadas à venda em site e anúncio garante qualidade. Falsário relata por mensagem que o envio do dinheiro é feito pelos Correios.


Pai denuncia abuso da filha ao ouvir áudio do padrasto pedindo foto íntima. Segundo a polícia, homem abusava da enteada de 12 anos, em Goiás.


Jovem é condenada após transmitir estupro de amiga adolescente na internet


VÍDEO INÉDITO: Sérgio Moro vaiado em Nova York por meia dúzia de Brasileiros e a proibição de vozes dissonantes. Por Luiza Nassif Pires


Moraes atribui pós-doutorado inexistente que aparece em seu currículo a “erro da secretaria”


Moraes é denunciado por plágio em Conselho de Ética da USP


Hacker condenado por chantagear primeira-dama disse ter áudio que jogaria nome de Temer ‘na lama’


Polícias Civil, Militar e bombeiros decretam greve no Rio de Janeiro. Decisão foi tomada por cerca de 2 mil pessoas em assembleia no Centro


Jovem de 14 anos mata o pai com tiro de espingarda após ser estuprada


Minutos com Jesus: O livro para você conhecer e seguir os mandamentos deixados por Jesus


PF conclui inquérito sobre Rodrigo Maia e vê indícios de corrupção; deputado nega


TRE-RJ cassa mandato da chapa do governador do RJ, Luiz Fernando Pezão. Segundo tribunal, houve abuso de poder econômico durante a campanha


É hora de tornar público os depoimentos. Só assim a Lava Jato cumprirá seu papel


Ar-condicionado do velódromo olímpico está ligado há 5 meses. Fechado, velódromo olímpico gastará R$ 3,5 milhões de energia elétrica em 2017


Lula pede correção de ‘possível erro histórico’ que o impediu de ser ministro. Decisão do STF que suspendeu sua indicação é citada em ações contra nomeação de Moreira Franco


COMEÇOU A SACANAGEM: Na primeira sessão do ano deputados aprovam urgência de projeto que reduz punições a partidos


TERRA DE NINGUÉM: Vídeos exibem situação de caos no Espírito Santo: arrastões, saques e assassinatos


ACREDITE SE PUDER: Temer indica ministro Alexandre de Moraes para vaga de Teori no STF


Tanque gigante de aquário inaugurado há um mês se rompe no México


Presidente fala sobre citação de seu nome em depoimento de executivo da empreiteira. Temer pede pressa na suspensão do sigilo das delações da Odebrecht


MORREU DONA MARISA: DEPOIS DE ASSASSINAR MILHÕES DE BRASILEIROS INOCENTES, A ESPOSA DO PRIMO DE HITLER AGORA VAI PAGAR AS CONTAS ROUBADAS COM O MARIDO LULA


Menina pode ser primeira mulher a ter síndrome do ‘homem-árvore’. Filha de família pobre, criança de 10 anos está sendo tratada na capital de Bangladesh


Multa de Eike supera orçamento de 2017 para prisões Em depoimento, empresário confirma pagamento de US$ 16,5 milhões a Cabral


SEM PODER ENFIAR AS PANELAS NA BUNDA: Exame em Dona Marisa detecta trombose venosa nos membros inferiores, diz hospital


bt_leiamais1 3985 postagens

CONTINUAR LENDO